Apesar de 2020 ter começado bem para o mercado brasileiro de impressão, com vendas de quase 660 mil equipamentos no primeiro trimestre, a pandemia fez as vendas baixarem no acumulado do ano. Foram 2,2 milhões de impressoras vendidas, queda de 6,8% em relação a 2019. Os dados são da IDC Brasil.
Ao menos houve reação no fim do ano, com oportunidades abertas no segmento de impressoras domésticas, ideias para uso em home office. Exatamente metade (1,1 milhão) dos equipamentos vendidos foi de modelos com tanque de tinta, 743 mil com cartucho, 376 mil a laser e 4,5 mil matriciais.
“A crise afetou diretamente a dinâmica do mercado de impressão, por um lado trazendo impactos severos nas vendas de impressoras a laser voltadas ao público corporativo, e, por outro, oferecendo algumas oportunidades para impressoras à tinta e laser para o consumidor final em busca um equipamento de apoio para o home office e para aulas remotas”, diz em comunicado Rodrigo Okayama Pereira, analista de mercado da IDC Brasil.
Impressoras a laser de entrada e as tanque de tinta mantiveram a tendência esperada pelo IDC de ganhar espaço nas residências e pequenos escritórios e empreendedores. O varejo começou o ano com 76,7% das vendas de impressoras, saltou para 77% entre abril e junho, no terceiro trimestre chegou a responder por 74,9% e fechou o ano com 65,1% de todas as vendas.
No mercado corporativo, o setor respondeu por 23,3% das vendas no primeiro semestre, caiu para 23% no segundo, 25% no terceiro e teve leve reação no quarto trimestre, com 34,9% das vendas.
Em 2020, a receita do mercado de impressão foi de US$ 560,2 milhões, 16,6% menor do que em 2019. Segundo o IDC, a queda foi puxada pelo dólar alto e instável e os impactos diretos e indiretos da crise do coronavírus no país.
Em uma iniciativa inovadora para a ação climática, as gigantes da tecnologia Google, Meta, Microsoft…
A plataforma Rendix, que permite pagamentos via Pix em transações internacionais, está ganhando terreno na…
A DeepL, empresa alemã especialista em linguagem natural para IA, anunciou essa semana um investimento…
A segurança dos veículos Tesla, que adotaram recentemente a tecnologia de rádio de banda ultralarga,…
Os provedores de serviços de comunicações (CSPs) estão otimistas com relação à inteligência artificial. Mais…
A recente controvérsia envolvendo Scarlett Johansson e a OpenAI levantou uma questão importante sobre o…