IDC: crescimento nos gastos com software de colaboração desacelera
Os gastos globais em aplicativos de colaboração continuam a aumentar à medida que as empresas implementam software em suas organizações
Os gastos globais das empresas com software de colaboração, incluindo aplicativos de videoconferência, chat em equipe, e-mail e outros, atingiram US$ 33,9 bilhões em 2022, de acordo com um recente relatório do IDC. Foi o sétimo ano consecutivo de crescimento de dois dígitos, com um aumento de 14,6% em relação a 2021.
No entanto, esse valor representou um crescimento ano a ano mais lento em comparação com os dados do IDC dos dois anos anteriores (crescimento de 28,4% ano a ano em 2021 e 32,9% em 2020, no auge da pandemia de Covid-19 e da rápida transição para o trabalho híbrido e remoto).
A Microsoft representou a maior parte do mercado de aplicativos de colaboração no ano passado (29,7%), segundo o IDC, seguida por Google (13,5%), Zoom (11,2%), Salesforce (7,6%) e Cisco (3,2%).
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O crescimento nos gastos durante 2022 foi impulsionado em parte pelas organizações que estão implementando aplicativos de colaboração para um conjunto mais amplo de trabalhadores. “[As empresas] ainda estão conectando mais de sua força de trabalho, seja trabalhadores da linha de frente ou trabalhadores contratados, e isso está adicionando usuários”, disse Wayne Kurtzman, Vice-Presidente de Pesquisa do IDC para colaboração e comunidades. “Também há um aumento nos investimentos em aplicativos como plataformas empresariais de comunidades e plataformas de colaboração visual”.
O que tem limitado as taxas de crescimento dos gastos nos últimos meses, segundo ele, foi a pressão descendente sobre a receita média por usuário (ARPU), à medida que os fornecedores oferecem opções de colaboração integradas e agrupadas que fornecem acesso a uma variedade de recursos a um preço mais baixo em comparação com aplicativos adquiridos individualmente. Isso afetou especialmente os aplicativos de videoconferência, à medida que a adoção dessas ferramentas amadurece.
Olhando para o futuro, o IDC espera que os gastos empresariais com aplicativos colaborativos mais que dobrem nos próximos cinco anos, chegando a um total de US$ 71,6 bilhões até 2027, de acordo com outro relatório recente.
O crescimento esperado, provavelmente, será impulsionado pela inclusão de recursos de IA generativa nos produtos de software de colaboração. Google, Microsoft, Slack e Zoom estão entre os fornecedores que estão desenvolvendo recursos de IA para seus softwares. Essas ferramentas genAI incluem resumos automáticos de reuniões e geração de rascunhos de mensagens de e-mail, que os fornecedores prometem economizar tempo dos trabalhadores em tarefas específicas.
Tanto a Microsoft quanto o Google afirmaram que seus recursos de genAI custarão US$ 30 por usuário por mês para clientes corporativos de grande porte, embora seja provável que aqueles em planos de preços de nível inferior não paguem tanto.
“No futuro, haverá recursos – IA, por exemplo – que serão um acréscimo ao preço”, disse Kurtzman. “Você verá a ARPU aumentar mais tarde no período de cinco anos, por causa de algumas dessas adições. Você poderá ver isso um pouco mais no próximo ano, 2024, com algumas delas [quedas recentes do ARPU] começando a se reverter”.
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