Notícias

IBM inaugura data centers no Brasil de olho em expansão de nuvem híbrida

A IBM anunciou nesta terça-feira (16/03) o início das operações de sua primeira IBM Cloud Multizone Region (MZR) na América Latina, com operação baseada no estado de São Paulo. Trata-se de um grande anúncio para o mercado brasileiro e dá continuidade aos planos da gigante de tecnologia anunciados ainda em 2019. O Brasil passa a integrar, então, uma das oito multi-regiões de nuvem da companhia.

“Em um momento de transformação dos negócios, especialmente nos processos operacionais e de relacionamento, a IBM investe em infraestrutura e serviços em nuvem para apoiar nossos clientes e a sociedade na aceleração de sua jornada digital”, diz Katia Vaskys, Gerente Geral da IBM Brasil. “Com orgulho expandimos nossos investimentos e presença no Brasil oferecendo altos níveis de confiabilidade, segurança e controle para criar novos modelos de negócio baseados em uso massivo de dados e inteligência artificial, e apoiados em nuvem híbrida”, acrescenta.

Thiago Viola, Country Leader para IBM Cloud Platform no Brasil, explica que uma Cloud Multizone Region reserva propriedades que garantem o que empresas em indústrias altamente reguladas precisam. “Você sai de um data center para três”, pontua o executivo sobre a novidade. No Brasil, a IBM conta com o primeiro data center instalado em Jundiaí (SP), e agora com outras duas instalações em Santana de Parnaíba e Vinhedo, ambas no estado de São Paulo. “Os três trabalham em conjunto, em replicação, trazendo mais resiliência”, explica Viola ao falar sobre a triangulação que os data centers permitem para o armazenamento de dados de negócios que precisam, por natureza, lidar com a alta disponibilidade de transmissão de dados e outros requisitos como soberania e conformidade de dados, especialmente importante para organizações em setores como serviços financeiros, governo e telecomunicações.

Segundo a IBM, a oferta também traz recursos como o IBM Hyper Protect Crypto Services, apoiados por alto nível de certificação de segurança. Isso possibilita que as empresas mantenham o controle de suas próprias chaves de criptografia. Dessa forma, clientes são os únicos que podem controlar o acesso aos seus dados – nem mesmo a IBM pode acessá-los.

Jornada para a nuvem híbrida

Ao inaugurar a Cloud Multizone Region no Brasil, coberta por este novo complexo de data centers, a IBM se alinha a uma estratégia que a companhia tem buscado nos últimos anos que olha para a necessidade crescente dos clientes pela nuvem híbrida, com a possibilidade de armazenar dados em nuvem pública e on premise.

Alejandro Florean, vice-presidente de consultoria da IDC América Latina, reforça uma previsão que coloca a nuvem no centro da transformação digital dos negócios e, consequentemente, na sobrevivência dos mesmos. “A IDC espera que até 2022, cerca de 40% do PIB latino-americano seja digital, gerando US$ 460 bilhões em gastos com TI até 2023″, destaca Florean. “Os investimentos em tecnologia de nuvem devem ser um fator chave para este crescimento, com 35% dos gastos com TI relacionados a computação em nuvem. A abertura da multizone region de IBM Cloud no Brasil é importante, uma vez que as empresas estão demonstrando um interesse maior em nuvem e isso pode ajudar as empresas latino-americanas a experimentar os benefícios de uma abordagem de nuvem híbrida e se diferenciar em seus setores”, acrescentou.

De acordo com a IBM, as três zonas de disponibilidade remota, todas independentes umas das outras, previnem quaisquer eventos de falha em potencial que poderiam afetar apenas uma única zona. Entre os clientes que recorrem à IBM Cloud estão a Arezzo&Co e a fintech Stone.

Nesta primeira fase, a IBM disponibiliza um conjunto de soluções de infraestrutura como serviços e de armazenamento. Segundo a companhia, essa oferta ajuda a fornecer segurança e controle do tráfego da rede, proteção de dados sensíveis, sistemas de backup e recuperação. Ao longo deste ano, a IBM dará continuidade ao lançamento de serviços de plataforma na IBM Cloud e aplicações de missão crítica em ambientes de nuvem híbrida, incluindo capacidades de inteligência artificial com IBM Watson, blockchain, IoT e analytics.

O anúncio da nova IBM Cloud Multizone Region na América Latina aconteceu nesta terça-feira e foi adiantado em live realizada pela IT Mídia e disponibilizada no YouTube do IT Forum. Katia Vaskys, Gerente Geral da IBM Brasil, e Thiago Viola, Country Leader para IBM Cloud Platform, compartilham no vídeo abaixo os detalhes do anúncio.

 

Recent Posts

MakeOne anuncia nova divisão focada em soluções de inteligência artificial

A MakeOne, empresa de soluções de comunicação unificada, mobilidade, CX e consultoria, anunciou sua nova…

3 horas ago

33% das empresas no Brasil aproveitam inovações tecnológicas para atingir metas de sustentabilidade, aponta estudo

Em um estudo recente intitulado "The Global Sustainability Barometer", realizado pela Ecosystm e divulgado pela…

5 horas ago

Investigação da Justiça dos EUA examina alegações de fraude na Tesla

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos lançou uma investigação sobre a Tesla, visando alegações…

6 horas ago

Restrições dos EUA à Huawei impactam receita da Intel e mercado de semicondutores

As recentes restrições impostas pelos Estados Unidos à Huawei, uma das maiores empresas de telecomunicações…

8 horas ago

HP lança programa para parceiros focado em venda de IA

A HP anunciou essa semana o “go-live” de um conjunto de novos benefícios para parceiros…

9 horas ago

Visa aprimora uso de IA generativa em solução de pontuação antifraude

A bandeira internacional de pagamento Visa intensificou o uso de inteligência artificial generativa (GenAI) em…

10 horas ago