Marcelo Braga: ‘A IBM está all in em Inteligência Artificial’

Presidente da IBM Brasil fala sobre as apostas da empresa para o futuro

Author Photo
6:15 pm - 29 de novembro de 2023
Marcelo Braga, presidente da IBM Brasil

A Inteligência Artificial está em um novo momento daqueles que todos lembrarão para a história, assim como aconteceu com os mainframes, os PCs e a nuvem. Ao menos essa é a opinião de Marcelo Braga, presidente da IBM Brasil.

Em evento realizado hoje (29) para a imprensa, o executivo foi bastante claro sobre o momento da companhia. “Estamos all in em IA. Nós começamos a ver que IA não é uma área, ela está em tudo. Na hora de pensar em uma solução de cibersegurança, não tem como não ter IA. Se pensar em gestão de dados, não tem como não ter IA. Não tem como olhar para gestão de ambiente de tecnologia sem IA”, resume ele.

Leia mais: IBM retira anúncios do X após descobrir que eram veiculados próximo a conteúdo nazista

Mas essa evolução, diz Braga, não é um jogo de apenas um vencedor. Quando perguntado sobre o seu pensamento em torno da briga pela liderança em IA, ele comentou que o que tem visto nos projetos é que o cliente tem a opção de somar características que podem ser melhores de um provedor com outros.

O tom otimista vem ao encontro dos últimos resultados da empresa. Segundo Braga, nos últimos sete trimestres a IBM Brasil foi reconhecida como um dos países de mais crescimento no mundo. Esses resultados foram impulsionados por diversos fatores, como a transformação digital intensa em diversos setores. O setor financeiro, bastante aquecido por conta do Pix, uso de cloud e investimentos contra fraudes, também ajudaram.

“Nós temos um portfólio de dados e IA que é o que o mercado está procurando. Multicloud e ambientes híbridos também tiveram uma aceitação muito bacana. Ajudamos também na jornada de FinOps das empresas”, resume Braga.

O mercado de infraestrutura também está em ebulição. De acordo com o presidente da IBM Brasil, a explosão de dados vivida atualmente exige que esses dados sejam armazenados em algum lugar. “O sistema de armazenamento não é só sobre mais capacidade, mas de como esse armazenamento pode criar uma cópia segura dos dados.”

IA generativa potencializa ecossistema de parceiros

A IBM também lançou o estudo “The CEO’s Guide to Generative AI: Open innovation & ecosystems”, que aponta que IA generativa é capaz de desbloquear todo o potencial do ecossistema de parceiros das empresas, aproveitando de forma rápida a capacidade intelectual coletiva de diversas organizações. De acordo com o estudo, a grande maioria dos executivos diz que a IA generativa melhorará muito a descoberta (82%), a ideação (80%) e a colaboração com parceiros para inovação (77%).

Segundo o levantamento, ao vivenciar essa experiência compartilhada com a IA, as empresas fortalecem possíveis soluções para grandes problemas, preveem quais produtos serão mais bem-sucedidos e otimizam planos de projeto para entregar os resultados desejados. Trabalho que exige armazenamento profundo de dados, enorme poder de computação e habilidades sob demanda.

Para Fabrício Lira, diretor de Ecosystem da IBM Brasil, as necessidades atuais dos clientes não podem ser atendidas por um único fornecedor, portanto, o papel do ecossistema de parceiros é cada vez mais importante – se tornando um motor de crescimento para as empresas. “A maneira mais eficiente de auxiliar as empresas a acessar total e rapidamente o potencial da IA generativa é por meio de um ecossistema de parceiros com acesso à tecnologia, que é precisa, escalável e adaptável, em consonância com as habilidades e experiência para resolver problemas reais”, explica.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Laura Martins

Editora do IT Forum. Jornalista com mais de dez anos de atuação na cobertura de tecnologia. É a quarta jornalista de tecnologia mais admirada no Brasil, pelo prêmio “Os +Admirados da Imprensa de Tecnologia 2022” e tem a experiência de contribuições para o The Verge.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.