Inteligência Artificial deve ganhar mais investimentos na América Latina, diz NTT Data

De acordo com a NTT Data, executivos estão mais conscientes e maduros em relação ao uso da tecnologia

Author Photo
3:25 pm - 11 de dezembro de 2023
Imagem: Shutterstock

A maioria dos líderes empresariais na América Latina prevê um aumento significativo nos investimentos em Inteligência Artificial (IA) nos negócios, identificou um novo estudo realizado pela NTT Data. A pesquisa ouviu 120 líderes no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. Do total de participantes, 67,5% lideram áreas relacionadas à tecnologia e implementação de soluções, enquanto 32,5% lideram áreas de negócios.

O estudo destaca que os executivos estão mais conscientes e maduros em relação ao uso da IA. Isso porque, há dois anos, 58% das empresas reconheciam o potencial da IA. Hoje, a proporção saltou para 71% dos entrevistados. Entre os países, Colômbia e México são líderes no reconhecimento do potencial da Inteligência Artificial, com 84% e 83% respectivamente. Chile e Brasil estão acima de 67%. Entretanto, o Peru e a Argentina surgem como países que mostram alguma cautela relativa ao potencial da IA.

Leia também: Intel quer democratizar inteligência artificial

Quando questionadas sobre os investimentos em inteligência artificial, o estudo mostrou que 9% das empresas pesquisadas pretendem investir entre 11% e 15% do orçamento de tecnologia em inteligência artificial e 10% das empresas, acima de 15%.
Para a maioria das empresas, a IA já é uma realidade, tendo em vista que 60% das empresas latino-americanas começaram a incorporar inteligência artificial há mais de um ano e, pouco mais de 20% começaram este ano. Dos outros 20% que ainda permanecem fora desta tendência, a maioria considera começar no próximo ano.

O estudo conclui que, em geral, a América Latina está um pouco atrasada no uso de IA: a taxa de implementação desta tecnologia na região é de 37%, ante 42% na média global.

Casos de uso de IA

Melhorar a eficiência e a qualidade das operações são grandes motivadores para 65% das empresas qua adotam a tecnologia. Segundo essas empresas, a IA pode ser usada para otimizar fluxos de trabalho, eliminar tarefas monótonas e propensas a erros, realizar tarefas de análise em grande escala e impactar na tomada de decisão. Já 62% das empresas consultadas acreditam que a IA pode enriquecer a experiência e aumentar o nível de satisfação dos clientes e consumidores.

Ainda 60% das empresas ouvidas estão utilizando a IA para procurar soluções personalizadas que se ajustem aos seus desafios e objetivos. No entanto, 25% ainda valorizam e adotam soluções pré-desenvolvidas de terceiros devido à sua rápida implementação e eficácia comprovada.

IA no mercado de trabalho

O estudo da NTT Data conclui que, pelo menos por enquanto, a inteligência artificial não está tirando empregos de humanos. “Até agora, o receio de que algumas pessoas fiquem desempregadas quando substituídas pela Inteligência Artificial não se materializa. A pesquisa mostra que 73% das empresas não sofreram nenhum impacto significativo em seus quadros de colaboradores, enquanto 24% reconhecem que alguns cargos foram afetados, mas as pessoas envolvidas foram realocadas para outras atividades”, aponta a NTT.

Para dar conta dos impactos do avanço da tecnologia na mão de obra, cerca 28% dos entrevistados afirmam que sua empresa está adquirindo habilidades e talento necessários para implementar a IA por meio de programas de treinamentos internos; 27% optaram por contratar profissionais especializado em IA; e 25% estão terceirizando para empresas ou consultorias especializadas na tecnologia.

O estudo mostrou que 67% das empresas que implementam IA estão colaborando com universidades e/ou instituições acadêmicas para formação e contratação de talentos em IA.

Entretanto, a falta de talento especializado em IA se mostra como um dos grandes desafios para implementação da IA, com 20% das empresas se queixando sobre a questão, já 12% apontam custos associados à implementação e manutenção da IA com os principais obstáculos.

A pesquisa ainda destaca que a falta de conhecimento sobre os benefícios potenciais da IA e a resistência à mudança dentro da organização, são desafios para 11% dos entrevistados, enquanto as preocupações éticas e de privacidade aparecem timidamente com 6%.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.