IA generativa é a solução de inteligência artificial mais adotada por empresas

Segundo Gartner, no entanto, demonstrar valor de negócio da tecnologia ainda é barreira para a adoção

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9:40 am - 20 de maio de 2024
Imagem: Shutterstock

A IA generativa é a solução mais adotada entre as empresas que apostam em algum tipo de inteligência artificial atualmente. Segundo o Gartner, apoiado em pesquisa realizada no quarto trimestre de 2023, 29% dos 644 entrevistados implantaram e estão usando GenAI.

Foram ouvidos executivos de empresas dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. A GenAI aparece como a mais prevalente entre as soluções, incluindo técnicas de gráficos, algoritmos de otimização, sistemas baseados em regras, processamento de linguagem natural e outras formas de aprendizado de máquina (machine learning).

A pesquisa também descobriu que utilizar a IA generativa incorporada a aplicativos existentes (como o Copilot for 365 da Microsoft ou o Firefly da Adobe) é o principal uso, com 34% dos entrevistados afirmando é o método principal de utilização. Esse cenário é observado como mais comum do que customizar modelos de GenAI com engenharia de prompts (25%), treinar ou ajustar modelos GenAI personalizados (21%), ou usar ferramentas GenAI autônomas, como ChatGPT ou Gemini (19%).

“A GenAI está atuando como um catalisador para a expansão da inteligência artificial nas empresas”, diz em comunicado Leinar Ramos, diretor sênior de análise do Gartner. “Isso cria uma janela de oportunidade para os líderes de Inteligência Artificial, mas também um teste sobre se eles serão capazes de capitalizar este momento e entregar valor em escala.”

Barreiras

O principal obstáculo para a adoção de IA, conforme relatado por 49% dos participantes da pesquisa, é a dificuldade em estimar e demonstrar o valor dos projetos. Este problema supera outras barreiras como escassez de talentos, dificuldades técnicas, questões relacionadas a dados, falta de alinhamento de negócios e confiança.

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“O valor de negócios continua sendo um desafio para as empresas quando se trata de IA”, diz Ramos. “À medida que as empresas expandem a inteligência artificial, elas precisam considerar o custo total de propriedade de seus projetos, bem como o amplo espectro de benefícios além da melhoria da produtividade.”

Lições

Segundo Ramos, as empresas que estão tentando extrair valor da IA nos negócios podem aprender com companhias “mais maduras”. A pesquisa descobriu que essas são 9% das empresas, e constatou que o que diferencia essas companhias é que elas se concentram em quatro capacidades fundamentais: modelo de IA escalável; foco em engenharia de IA; investimento em capacitação e gerenciamento de mudanças na empresa; foco em capacidades de confiança, risco e segurança (TRiSM) para mitigar riscos.

“As empresas maduras em inteligência artificial investem em capacidades fundamentais que permanecerão relevantes independentemente do que aconteça amanhã, e isso lhes permite escalar implantações de IA de forma eficiente e segura”, diz o especialista.

A pesquisa indica que, em média, apenas 48% dos projetos de IA chegam à produção e são necessários oito meses para ir de um protótipo de IA ser implementado.

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Redação

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