IA generativa entre devs supera 80% no mundo, diz Outsystems
Segundo Outsystems, no entanto, assistentes do tipo geram preocupações e ainda tem precisão abaixo do desejável
Uma pesquisa com quase 1,7 mil profissionais de TI globais descobriu que a maioria (81%) está usando inteligência artificial generativa (GenAI) para auxiliar na codificação tradicional. No entanto, boa parte dos entrevistados (62%) diz que a tecnologia aumentou preocupações de segurança e governança.
Os números fazem parte de um relatório da OutSystems, o Estado do Desenvolvimento de Aplicações 2025, que busca desvelar obstáculos enfrentados por profissionais de TI atuais, além das abordagens que eles estão adotando para desenvolver aplicações.
Foram ouvidos 1.666 profissionais de TI globais em setembro de 2024 (cerca de 300 da América Latina). Os entrevistados ocupam posições e funções variadas em departamentos de TI, a maioria em cargos de gestão ou alta gestão. Suas organizações tem receitas que variam entre menos de US$ 10 milhões e mais de US$ 2,5 bilhões.
Últimos dias: Inscreva-se agora no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI
Em todos os setores, as equipes de TI estão vendo uma alta demanda por aplicações. Quase três quartos (74%) dos entrevistados dizem que as organizações planejam construir dez ou mais aplicações nos próximos 12 meses, enquanto 45% antecipam construir mais de 25 aplicações no mesmo período.
“À medida que as empresas estão cada vez mais optando por construir software em vez de comprá-lo, os desenvolvedores de hoje estão sob imensa pressão para entregar aplicações críticas e voltadas para o cliente em uma velocidade sem precedentes”, diz em comunicado Paulo Rosado, CEO da OutSystems. “Embora o GenAI seja uma ferramenta poderosa para aumentar a produtividade e desenvolver código mais rapidamente, o código escrito por IA pode levar a substanciais problemas de segurança e governança se não for verificado.”
GenAI no suporte
Cargas de trabalho elevadas, escassez de talentos e altos custos de desenvolvimento estão levando equipes de desenvolvedores a recorrer à GenAI para suporte. Metade dos profissionais de TI (50%), no entanto, relatam complexidades significativas na integração de tecnologias de IA com os fluxos de trabalho de desenvolvimento de software existentes.
Apenas 40% dos entrevistados dizem que confiam no GenAI para escrever código sem assistência humana. Segundo a Outsystems, embora isso resolva o problema de lentidão característico da codificação tradicional, a GenAI pode não ser capaz de assumir tantas responsabilidades ainda. As ferramentas mais populares de GenAI geram código aproximadamente 65% das vezes, com taxas de precisão chegando a 31% em alguns casos.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!