IA: desenvolvedores de jogos estão preocupados com desemprego

Desenvolvedores de jogos apontam preocupações éticas com IA e temem demissões em ondas na indústria, revela pesquisa

Author Photo
5:13 pm - 24 de janeiro de 2024
Imagem: Shutterstock

Uma pesquisa realizada pela Game Developers Conference (GDC) revelou que desenvolvedores de jogos estão preocupados com o uso da inteligência artificial (IA) para o desenvolvimento de games. Cerca de 84% dos mais de 3 mil entrevistados pela GDC em sua pesquisa anual do setor expressaram preocupações éticas sobre o uso de IA generativa, temendo a substituição de empregos e possíveis violações de direitos autorais.

De acordo com os dados coletados pela organização, a implementação da IA até é encarada de maneira positiva em áreas técnicas, mas é vista negativamente em funções criativas, como arte e narrativa.

O levantamento também mapeou o impacto significativo das recentes demissões na indústria de jogos eletrônicos. Mais de um terço dos desenvolvedores participantes afirmaram já terem sido afetados. É importante notar que esses dados foram coletados em setembro de 2023, justo antes do anúncio da Epic Games de demitir mais de 800 funcionários e das demissões na Unity, Embracer Group e Bungie. Além disso, 56% dos entrevistados expressam preocupações sobre demissões iminentes em seus próprios estúdios.

Apesar desses desafios, as previsões indicam um crescimento constante na indústria até 2027, sugerindo que, apesar das atuais ondas de demissões, pode haver uma perspectiva mais estável para os níveis de emprego no futuro.

Leia também: Publishers devem terceirizar mais serviços ao Brasil para produção de jogos, diz presidente da Abragames

O rápido crescimento dos estúdios durante a pandemia e a implementação de políticas obrigatórias de retorno ao escritório também foram apontados pelo estudo como fatores causadores de insatisfação. Muitos desenvolvedores, tendo provado a eficácia do trabalho remoto durante a pandemia, questionam a necessidade dessas políticas.

Mais de 25% dos desenvolvedores enfrentam políticas de retorno ao escritório. Dentre esses, 40% trabalham em estúdios AAA, enquanto 16% estão em estúdios independentes. A satisfação é impactada negativamente, independentemente da variação nas políticas de retorno ao escritório, seja em período integral ou híbrido.

*Com informações do The Verge

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.