PCDs na TI: Humberto Moises lidera iniciativa de inclusão na Ipiranga

Projeto de formação de PCDs para TI da Ipiranga vira missão pessoal do CIO da empresa

Author Photo
11:29 am - 24 de outubro de 2024
Imagem: divulgação

Humberto Moises, diretor de tecnologia e inovação da Ipiranga, faz questão de se apresentar como “casado com a Vanessa, pai do Vitor e da Lívia”. O orgulho que demonstra pela família tem uma razão clara: “O Vitor tem 13 anos e foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Isso faz com que a discussão sobre inclusão, que hoje está sob o guarda-chuva do ESG, esteja muito próxima da minha proposta de vida.”

Moises foi eleito Executivo de TI de 2024 no IT Forum, na categoria Indústria Química, Petroquímica, Óleo, Gás, Plásticos, Borracha, Papel e Celulose. Entre as razões para o prêmio está o projeto Inclusão Tech, que oferece capacitação e oportunidades de emprego em tecnologia para pessoas com deficiência.

Durante a entrevista, o executivo demonstra forte envolvimento pessoal com o projeto: “Quando cheguei à Ipiranga [em novembro de 2020], um dos primeiros comitês de que participei foi o de diversidade. No ano passado, surgiu a ideia de desenvolvermos um programa que fomentasse a inclusão, voltado para pessoas que nunca tinham trabalhado com tecnologia, ou sequer tido experiência profissional.”

Leia também: Das quadras e salas de aula: eles tinham outras carreiras e migraram para a TI 

O Inclusão Tech foi elaborado pelos times de TI e RH da Ipiranga, com abrangência nacional e atividades realizadas tanto online quanto presencialmente no Rio de Janeiro, onde fica a sede da empresa. Entre 800 inscritos, 300 pessoas foram capacitadas em inteligência de dados e design de produto, e 25 delas foram selecionadas para trabalhar como analistas de TI júnior.

Segundo Moises, desde o início, o foco foi desenhar um programa que considerasse as necessidades e dificuldades dos participantes. “Apesar de ser um programa afirmativo, tratamos todos como profissionais. Senão, estaria apenas gerindo pessoas com deficiência, e não profissionais. A beleza do projeto está justamente aí”, explica o executivo.

Inicialmente, a ideia era que as vagas fossem presenciais, mas durante o processo ficou claro que muitos dos participantes não poderiam deixar suas redes de apoio familiar. Oito deles permanecem fora do Rio de Janeiro, trabalhando em regime de home office, o que trouxe impactos positivos também para suas famílias. “Estávamos lidando com algo muito sensível, que impactava a vida dos candidatos e seus familiares, por isso tomamos todo o cuidado durante a seleção e a execução do programa”, conta Moises.

Resultados e futuro

Quase um ano após o início do Inclusão Tech, 23 dos 25 contratados têm seu desempenho avaliado como “muito satisfatório”. Os outros dois estão em planos de desenvolvimento individual para que possam evoluir.

Moises se emociona ao recordar o dia em que comunicou a contratação aos selecionados: “Acho que vou carregar para a vida aquele momento. Eu não conseguia parar de chorar.” Ele acrescenta que falou repetidas vezes em casa e com seus líderes: “Espero que, um dia, meu filho encontre um programa como esse.”

Entre as conquistas do projeto, há histórias de transformação pessoal. Um dos participantes, que também tem o diagnóstico de TEA, contou em uma reunião que havia alugado seu primeiro apartamento e se mudado sozinho. “A família dele sempre pensou que ele viveria com eles para sempre. E ele estava feliz em compartilhar que, graças à oportunidade na Ipiranga, sentiu confiança para morar sozinho.”

O diretor admite que o projeto não é fácil: “Estamos lidando com o que há de mais bonito e, ao mesmo tempo, mais desafiador no ser humano.” A ambição agora é que os profissionais contratados continuem crescendo dentro da empresa. “Acordo todos os dias sem acreditar que estou vivendo isso. Para mim, não há prêmio maior.”

*Texto originalmente publicado na Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Jornalista com mais de 13 anos de experiência nos setores de TI, inovação, games, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios.

É fundador do The Gaming Era, primeiro portal brasileiro de notícias de negócios com foco no mercado de jogos eletrônicos, os games.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.