Huawei inaugura fábrica inteligente com 5G no interior de São Paulo

Espaço conectado à rede móvel de nova geração conta com linha de produção monitoradas por câmeras com IA

Author Photo
6:48 pm - 30 de março de 2022

A Huawei inaugurou em Jundiaí (SP) sua primeira fábrica inteligente de manufatura que utiliza 5G em suas aplicações no processo produtivo. Tecnologias de Inteligência Artificial, nuvem e IoT (internet das coisas) também equipam a estrutura. No local serão fabricados equipamentos eletrônicos como rádios-base, placas processadoras, placas controladoras, entre outros itens.

Os cerca de 30 mil m² da Huawei Local EMS (Eletronic Manufacturing Service) Factory contam com a cobertura de 14 antenas 5G. Toda a linha de produção está conectada à rede, incluindo câmeras com inteligência artificial embarcada e óculos de realidade aumentada.

Segundo a Huawei, as câmeras com inteligência artificial são utilizadas para monitorar a produção e garantir a segurança dos colaboradores e do ambiente de trabalho. Elas detectam, por exemplo, erros na linha de montagem e a presença de pessoas não autorizadas, ou sem os EPIs (equipamentos de proteção) adequados. Todos os dados de produção são coletados e analisados na nuvem.

Leia mais: Setor eletroeletrônico fatura R$ 214,2 bi em 2021, crescimento de 7%

Já os óculos de realidade aumentada são utilizados pelas equipes para fazer a manutenção das máquinas. Eles possibilitam fazer um checklist dos equipamentos e enviar as informações em tempo real para a central de operações.

A implementação da rede foi finalizada em novembro de 2021, e gerou economia de espaço. Segundo a empresa, foi possível remover estruturas físicas de cabeamento necessárias para gerar conectividade no local.

A fábrica em Jundiaí não é a primeira empreitada da gigante chinesa no Brasil que embarca conectividade e inteligência artificial. O centro de distribuição e logística de 22 mil m² localizado em Sorocaba (SP) recebeu a cobertura de uma rede 5G privada em agosto de 2022, obtida após autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

São 12 antenas, capazes de conectar até 300 dispositivos inteligentes, como veículos autônomos auto-guiados, empilhadeiras autônomas, câmeras com inteligência artificial e dispositivos de radio frequência.

De acordo com a Huawei, tarefas como transporte de matéria-prima e equipamentos passaram a ser executados por robôs autônomos, o que ocasionou um ganho de 25% na eficiência da operação, e uma diminuição do ciclo de produção de 17 para 7 horas.

* texto alterado em 31/03 às 20h19 para exclusão de frases relacionadas a um porta-voz não autorizado e à pedido da Huawei

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.