Categories: Notícias

Huawei e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa firmam parceria de cooperação técnica

A Huawei e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), concluíram nesta terça-feira (14/10), durante a Futurecom, realizada em São Paulo, um acordo de cooperação técnica entre as instituições. A iniciativa visa desenvolver talentos na área de TI e aprimorar a operação de serviços de redes avançadas. A parceria, que tem caráter nacional, proporcionará melhorias na infraestrutura das principais instituições de ensino e pesquisa públicas do País, aprimorando mais de mil pontos até o final deste ano.
O acordo, que terá duração de dois anos, prevê a parceria para o fomento de pesquisas tecnológicas na procura de soluções de problemas de rede para projetos específicos. Segundo o diretor de gestão da RNP, Wilson Coury, as melhorias surgidas a partir da parceria poderão ser aplicadas tanto no MCTI quanto em outros Ministérios, como da Saúde, Cultura e Educação.
“A rede por rede não é nada. O desafio é encontrar onde as aplicações podem servir. Como exemplo, podemos citar um problema enfrentado pela área da saúde como a falta de radiologistas. Exames demoram para ser marcados pois não existem profissionais para realizar a interpretação dos resultados. Com a parceria, será possível pegar essa fila de laudos pendentes e repassar para profissionais realizarem a tarefa de maneira rápida”, explica Coury.
A Huawei já doou dois centros de dados compartilhados para a RNP, localizados em Manaus (AM) e Recife (PE). Além disso, a expectativa é de que a parceria gere mais empregos em razão do programa de Pesquisa & Desenvolvimento da companhia chinesa. O executivo destaca que essa é uma excelente oportunidade para aproximar o Brasil do país chinês e tentar aproveitar ideias que tenham sido implementadas com sucesso.
Pelo lado da companhia chinesa, o presidente da área de enterprise no Brasil, Jorge Zhuwenjie, afirmou que a parceria está em linha com a estratégia da empresa de selecionar os principais clientes para trabalhar e estabelecer parcerias, visando a ampliação do mercado consumidor da marca.
“Queremos ser uma empresa de tecnologia mundial, em um mundo cuja inovação está no centro dos processos. Pensamos no futuro, e para isso precisamos ganhar os universitários. É aí que a parceria se torna estratégica para nós”, finaliza.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

17 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

19 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

19 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

20 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

22 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

23 horas ago