Grupo OCQ adota networking as a service e avança processo de transformação digital

Implementação de nova infraestrutura de networking as a service contou com parceria da Axians

Author Photo
1:01 pm - 25 de julho de 2023
Networking as a Service Imagem: Shutterstock

Como parte de sua estratégia de transformação digital, o Grupo OCQ, um dos maiores conglomerados do setor químico da América Latina, decidiu terceirizar toda sua infraestrutura de telefonia e de networking as a service. O parceiro escolhido para o projeto foi a Axians, empresa de TIC da Vinci Energies.

O projeto de digitalização é também um marco para a empresa que agora tem a infraestrutura necessária para promover uma cultura de Anywhere Office. Anteriormente a empresa sofria com a falta de atualizações, equipamentos de networking, redes Wi-Fi, dentre outras necessidades estruturais que impediam a evolução de todo o ambiente digital.

O início da parceria com a Axians foi a adoção da telefonia como serviço. Batizado de Cloud Call, o modelo de oferta usado pelo Grupo OCQ agrega voz, vídeo e mensagens, concentrados em uma única plataforma hospedada na nuvem. Segundo a Axians, a solução facilita a gestão dos contratos com as operadoras e elimina taxas de manutenção, além de garantir atualizações mais rápidas.

Claudia Ferraz, CIO do Grupo OCQ, conta que a implementação do modelo foi feito em 15 dias para cumprir o prazo de mudança dos departamentos administrativos da fábrica para a nova sede. A executiva também destaca os benefícios estratégicos do modelo de serviços, tanto da relação custo-benefício quanto da atualização da tecnologia. “A tecnologia está mudando muito rápido. Em um período entre três e cinco anos acaba ficando obsoleta e precisa ser substituída. Desta forma, o TCO do modelo de serviços passa a valer muito a pena, tanto pela atualização contínua como pelo treinamento da equipe, até mesmo pela possibilidade de dedicar esforços a outros aspectos do negócio”, enfatiza a CIO.

Após a consolidação da atualização do sistema de comunicação dos usuários, a Axians assumiu a operação e o monitoramento da infraestrutura de rede do Grupo OCQ, com o Networking as a Service (NaaS), trazendo uma grande mudança na companhia. O NaaS oferece uma solução global de infraestrutura de rede e serviços associados mediante uma assinatura. Na prática, a tecnologia prevê o escalonamento das redes e otimização dos recursos, uma vez que as empresas não precisarão mais investir em equipamentos de rede complexos e que tendem a se desvalorizar rapidamente.

“Precisávamos viabilizar a construção da nova sede do grupo com todos os serviços compartilhados, em São Paulo, e sermos muito assertivos. Esse era o momento de iniciar o relacionamento com os possíveis parceiros que estariam à frente do projeto. Antes mesmo de começar, já era preciso tomar a decisão e definir quem iria concretizar o projeto que seria replicado para todas as outras plantas do grupo. Em paralelo, vieram outros projetos inovadores na área de sistemas, produção e logística”, lembra Stefano de Moraes, coordenador de infraestrutura de TI do Grupo OCQ.

Benefícios da digitalização e do networking as a service

Na avaliação do Grupo OCQ, as soluções de videoconferência agregaram à produtividade dos funcionários e estão sendo replicadas para as outras empresas da companhia. O Cloud Call diminuiu o tempo de deslocamento, com isso as reuniões ocorrem de forma mais produtiva entre plantas e sites, impactando, inclusive, na redução da necessidade de viagens nacionais e internacionais, contribuindo para as iniciativas de sustentabilidade com a redução da emissão de carbono. A empresa afirma ter reduzido uma média de três viagens semanais para uma pelo período, considerando apenas as viagens para apresentação de resultados.

“Estamos mais estáveis e conseguimos, com a adoção deste modelo como serviço, escalarmos mais rapidamente, principalmente na parte de redes. Isso ajuda na mobilidade e expansão para outras empresas, até mesmo para operacionalização, tirando a parte de gestão da nossa responsabilidade e mantendo, ao mesmo tempo, o parque bastante atualizado”, enfatiza Moraes.

As soluções e serviços da Axians foram implementadas em quatro localidades do Grupo OCQ. Além de outras plantas, a atuação da fornecedora de tecnologia será expandida para as soluções de segurança, com implantação já em andamento.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.