Grupo Avenida adota solução Blockbit para gerenciar segurança do ambiente de TI

Author Photo
10:42 am - 08 de agosto de 2017

O Grupo Avenida, rede varejista que conta com 117 lojas em 11 estados do Brasil, adotou o Blockbit UTM (Unified Threat Management) para gerenciar a segurança do seu ambiente de TI. O principal foco era eliminar instabilidades e falhas na operação do antigo sistema de firewall, por isso a decisão de migrar para a nova solução, que traz uma rede livre de paradas e com gerenciamento otimizado.

Com uma equipe com aproximadamente 1,8 mil funcionários e um parque tecnológico que conta com um data center e aproximadamente 1.785 máquinas, o Grupo tem o grande desafio tecnológico de manter seu ambiente de rede em segurança, garantindo produtividade nas comunicações e transações em suas lojas e escritórios.

Para proteger a integridade de dados e controlar o fluxo de informações e requisições em sua rede, a varejista utilizava uma solução de firewall com cobertura para todo a sua infraestrutura, mas instabilidades e falhas na operação do antigo sistema começaram a impactar diretamente na produtividade das lojas. A empresa usava soluções de VPN, Firewall, Proxy, entre outras, em appliances que não entregavam eficiência.

Edjaumar Cunha, administrador de redes do Grupo Avenida, lembra que sempre ocorria travamentos que criavam diversos problemas na rotina do Grupo Avenida. “Nos pontos de venda, a instabilidade no controle do ambiente impedia a finalização de vendas com crédito, por exemplo. E converter vendas é fundamental no varejo. Passamos a perder bastante tempo da equipe de TI tentando reverter as frequentes falhas do serviço”, comenta.

E-mail

Outro gargalo apontado pela operação eram as aplicações de e-mail. O Grupo usa serviços do Google para administrar as contas, porém não conseguia controlar as aplicações de firewall no sistema antigo. Com isso, os acessos particulares eram bloqueados, impactando o acesso dos funcionários às informações trocadas por e-mail.

Em setembro de 2016, por meio da F1 Mais Tecnologia, parceira da Blockbit em Cuiabá, foi iniciado um projeto de migração de tecnologia, passando a usar também o Blockbit UTM para garantir a segurança de dados de sua infraestrutura, com o objetivo de retomar eficiência e produtividade.

Projeto

A implementação completa da solução foi feita em aproximadamente 40 horas. Os primeiros resultados começaram a ser experimentados rapidamente, principalmente na forma de mais estabilidade e agilidade do sistema, mais controle sobre as informações e uma melhor performance. As principais provas da nova tecnologia foram as datas comemorativas, como Dia Das Crianças e Natal – nos 3 anos anteriores, estas foram as épocas em que a equipe de TI mais tinham problemas com o antigo sistema.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.