Governo pretende enviar projeto para taxar big techs ainda no primeiro semestre

Ministro Juscelino Filho acredita que essa é uma forma de democratizar tecnologias

Author Photo
9:54 am - 04 de março de 2024
Ministro Juscelino Filho sobre taxas para big techs Ministro Juscelino Filho sobre taxas para big techs Foto: Divulgação

O governo federal tem planos de enviar, até o fim do junho, um projeto de lei para taxar grandes empresas de tecnologia ao Congresso Nacional. De acordo com o ministro Juscelino Filho (Comunicações), a construção do texto será feita em diálogo com as empresas do setor. Ele disse que a proposta está sendo elaborada pela pasta e não foi apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“É o momento de as gigantes da tecnologia serem chamadas a contribuir de forma mais efetiva com a ampliação da conectividade”, afirmou o ministro durante evento do setor em Barcelona, na Espanha.

Leia mais: Big techs: prioridade em IA exige cortes para investir

Para ele, a medida é uma oportunidade de levar internet aos mais pobres e a comunidades a fim de diminuir desigualdades sociais. Ou seja, trata-se de um dever social a ser cumprido por essas empresas.

Segundo o ministro, as gigantes da tecnologia usam massivamente a infraestrutura brasileira sem dar nenhuma contrapartida por isso. Ele diz que a questão deve ser debatida separadamente de outras discussões regulatórias sobre o conteúdo veiculado por meio das plataformas, para ser melhor recebido e compreendido pelos parlamentares.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

*Com informações da Folha de SP

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.