Governo de SP oferece mais de 120 mil vagas em cursos na área de TI
Aqueles que concluírem os cursos terão a oportunidade de concorrer a vagas de trabalho e estágio em empresas parceiras
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizará nos dias 24 e 25 de abril o programa “Qualifica SP”. A iniciativa, que marca o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, oferecerá 123 mil vagas para cursos de qualificação na área de Tecnologia da Informação.
A ação acontece no Terminal Metropolitano Jabaquara, da EMTU, e na estação Palmeiras-Barra Funda, integração entre as Linhas 7-Rubi da CPTM e 3-Vermelha do Metrô.
Um dos objetivos do programa é formar mão-de-obra em áreas nas quais há déficit de profissionais no mercado de trabalho, como em TI. Segundo relatório da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, até 2025 serão necessários mais de 540 mil novos profissionais no país.
Leia também: Serpro abre concurso para 602 vagas em TI
Posteriormente, outras áreas também serão contempladas no programa. Ao final dos cursos, realizados de forma remota, os concluintes terão a oportunidade de concorrer a vagas de trabalho e estágio em empresas parceiras.
Para essa primeira fase, os cursos serão realizados por meio de parcerias com três empresas do segmento: a ADA Tech, que disponibilizou 60 mil vagas nos cursos “Desenvolvedor de Software Jr. e Softskills”; a Impacta, com 60 mil vagas em “Engenharia de Dados” e “Desenvolvedor Backend”; e Softex, com 3 mil vagas de “Desenvolvedor Full Stack e Desenvolvedor Mobile”.
Ao todo, serão 7 mil vagas destinadas a pessoas com deficiência, 58 mil para mulheres e 58 mil para homens. A carga horária varia entre 140 e 360 horas. Para se inscrever, basta acessar o site do programa “qualifica SP”.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!