Google.org lança programa de apoio a IA generativa para organizações sem fins lucrativos
Iniciativa visa impulsionar tecnologias sociais e facilitar acesso a recursos para causas humanitárias e de desenvolvimento
O Google.org, braço filantrópico da gigante da tecnologia Google, está anunciando o lançamento de um programa destinado a auxiliar organizações sem fins lucrativos que buscam desenvolver tecnologias baseadas em inteligência artificial generativa. Com um aporte inicial de US$ 20 milhões em subsídios, o programa intitulado “Google.org Accelerator: Generative AI” tem como objetivo principal fornecer financiamento e suporte técnico a 21 organizações selecionadas.
Segundo estudo da PwrdBy, a grande maioria das organizações sem fins lucrativos (73%) enxerga a Inteligência Artificial como aliada de suas missões, especialmente em tarefas administrativas e orientadas por sua causa. Entretanto, muitas enfrentam obstáculos ao tentar desenvolver suas próprias soluções ou adotar tecnologias existentes, destacando custo, recursos e tempo como os principais desafios.
Segundo Annie Lewin, Diretora Sênior de Advocacia Global e Chefe da Ásia-Pacífico do Google.org, em postagem no blog da organização, esta é a motivação para a realização do programa. “A IA generativa pode ajudar as equipes de impacto social a serem mais produtivas, criativas e eficazes no atendimento às suas comunidades. Na verdade, os beneficiários do financiamento do Google.org relatam que a IA os ajuda a atingir seus objetivos em um terço do tempo e por quase metade do custo”, escreveu Lewin.
Leia mais: Potência Tech chega a 100 mil bolsas distribuídas
O programa não só fornece financiamento, mas também concede às organizações selecionadas acesso exclusivo a treinamentos técnicos especializados, workshops, mentoria de profissionais experientes e orientação direta de especialistas em inteligência artificial.
Entre os projetos e organizações selecionadas estão o Justicia Lab, que está desenvolvendo um assistente de IA para auxiliar imigrantes a compreender suas opções legais; a Quill.org, que está criando uma nova ferramenta impulsionada por IA para oferecer feedback imediato aos alunos em atividades de escrita e leitura; e o Banco Mundial, que está trabalhando em uma ferramenta de IA generativa para tornar a pesquisa sobre desenvolvimento socioeconômico mais acessível.
Um dos destaques da iniciativa é o programa de bolsas, que estabelece uma estreita colaboração entre equipes de funcionários do Google e três organizações sem fins lucrativos selecionadas.
Durante um período de até seis meses, os funcionários do Google trabalharão em tempo integral para auxiliar no desenvolvimento e lançamento das ferramentas propostas pelas seguintes iniciativas: Tarjimly, que busca utilizar a IA para tradução de idiomas em apoio a refugiados; a Benefits Data Trust, que está explorando o potencial da IA para oferecer assistência a trabalhadores sociais em ajudar candidatos de baixa renda a acessar benefícios públicos; e a mRelief, que está desenvolvendo uma ferramenta para simplificar o processo de inscrição nos benefícios do Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP) dos EUA.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
*Com informações do TechCrunch