Notícias

Google News lança ‘Destaques’ no Brasil, iniciativa que pagará até US$ 1 bilhão a veículos de mídia

Na última quinta-feira (1), o Google News (vertical de notícias da gigante de buscas) anunciou ao mercado o lançamento do “Destaques”, solução que visa promover ao leitor uma seleção mais qualitativa de notícias e que também apoiará veículos de mídia de diversos países, como o investimento total de US$ 1 bilhão. 

A iniciativa, que teve seu lançamento no Brasil e na Alemanha, também contará com veículos de países como Argentina, Austrália, Canadá e Reino Unido. Por aqui, o Google informa que mais de mais de 20 nomes compõem o grupo de publicações parceiras até o momento, tanto veículos de alcance nacional como publicações regionais. 

O valor de US$ 1 bilhão está atrelado ao pagamento que o Google fará nos próximos três anos aos jornais participantes, para que os profissionais desses veículos  realizem a seleção e publicação dos conteúdos que serão apresentados no “Destaques”, novo produto que vem com a premissa de entregar ao leitor uma experiência de leitura mais qualificada. 

Funcionamento

O “Destaques” – ou News Showcase, em inglês – apresentará painéis de notícias que vão aparecer nos smartphones Android e iOS (esse, num futuro próximo) onde os próprios portais de notícias selecionarão os conteúdos que eles acreditam que sejam de maior interesse para o leitor. 

Vale esclarecer que, atualmente, as matérias que aparecem na sessão de notícias do Google são selecionadas via algoritmo ou por uma equipe interna da empresa. A diferença dessa ação está no fato de que os jornais participantes terão a autonomia para fazer essa seleção em um espaço criado para oferecer aos usuários uma experiência diferenciada.  

Um exemplo disso é que os leitores, dentro do “Destaques”, poderão acessar conteúdo fechados por paywall, o sistema no qual apenas assinantes conseguem acessar a notícia. O painel também oferecerá aos veículos a opção de usar recursos como  linha do tempo, bullets e artigos relacionados para apresentar mais contexto sobre um assunto, sendo que  elementos como vídeos, áudios e resumos diários estão em planejamento pela empresa de Mountain View. 

O Google também explicou em comunicado que o público poderá navegar por conteúdos dos veículos parceiros e “seguir” publicações específicas para que suas reportagens apareçam sempre em evidência.  

Recent Posts

Mães empreendedoras: 04 histórias de mulheres que equilibram negócios e maternidade

No mundo do empreendedorismo, onde cada passo é uma jornada de descobertas e superações, as…

16 horas ago

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

2 dias ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

2 dias ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

2 dias ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

2 dias ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago