Notícias

Google Maps tem recursos que ajudam durante chuvas e alagamentos

A chuva que começou na noite de domingo (9) teve vasto efeito na rotina dos moradores de cidades da Grande São Paulo nesta segunda (10). Foram registradas, até o momento, 857 ocorrências de enchentes, 151 desabamentos e 134 quedas de árvores.

O trânsito também não ficou nada fácil de ser enfrentado. As Marginais Pinheiros e Tietê se tornaram intransitáveis em determinados pontos, enquanto algumas linhas de trem da CPTM ficaram inundadas.

A recomendação das autoridades diz para a população evitar o deslocamento, a não ser que seja absolutamente necessário. Como reportado desde a madrugada por noticiários de TV, muitos não conseguiram evitar o transtorno e se depararam com alagamentos.

Segundo estimativa meteorológica, a chuva deve persistir até a quarta-feira (12), quando possivelmente será reduzida. O Google Maps tem destacado recursos que podem ajudar os cidadãos a evitarem congestionamentos e pontos alagados das cidades.

No aplicativo do Google, usuários podem identificar as vias interditadas; dados sobre o trânsito em tempo real; alertas sobre o serviço de transporte público (metrô, trem, ônibus); ou pontos de lentidão.

Alertas de transporte público

Dentro do próprio Google Maps, ao traçar uma rota, o aplicativo mostrará as opções mais viáveis e uma série de outras informações. É, também neste menu, que o aplicativo indica o funcionamento do transporte público, linhas com lentidão ou interrupção.

Os dados utilizados pelo Google para atualizar as rotas são de agências públicas, mas também são utilizadas contribuições dos próprios usuários.

Também vale lembrar que o próprio Google Maps detecta automaticamente e aponta nos trajetos as vias interditadas. Este é um exemplo de funcionalidade que conta com o apoio dos próprios usuários.

No aplicativo, é possível reportar vias interditadas ou que tenham problemas para transitar. Basta tocar no menu ‘hambúrguer’ que fica no topo (lado esquerdo); depois em “enviar feedback” (Android) ou em “Ajuda e feedback” (iOS); então, basta selecionar a opção correspondente e enviar a localização que você quer reportar. É possível selecionar se a via está interditada, bloqueada, e adicionar comentários sobre o problema encontrado.

Com informações de: G1, Veja.

Recent Posts

Como unir tecnologia e humanidade? A importância do equilíbrio entre desenvolvimento tecnológico e progresso social

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 encerrou com a forte presença de executivos discutindo o…

1 hora ago

Mesa de operação de fraude: a parte humana da prevenção a golpes

Da consultoria até se tornar uma desenvolvedora de soluções de prevenção à fraude, a Horus…

2 horas ago

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

16 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

17 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

17 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

19 horas ago