Google Maps tem recursos que ajudam durante chuvas e alagamentos

Recursos de mobilidade do aplicativo agem em tempo real para ajudar usuários

Author Photo
6:18 pm - 10 de fevereiro de 2020

A chuva que começou na noite de domingo (9) teve vasto efeito na rotina dos moradores de cidades da Grande São Paulo nesta segunda (10). Foram registradas, até o momento, 857 ocorrências de enchentes, 151 desabamentos e 134 quedas de árvores.

O trânsito também não ficou nada fácil de ser enfrentado. As Marginais Pinheiros e Tietê se tornaram intransitáveis em determinados pontos, enquanto algumas linhas de trem da CPTM ficaram inundadas.

A recomendação das autoridades diz para a população evitar o deslocamento, a não ser que seja absolutamente necessário. Como reportado desde a madrugada por noticiários de TV, muitos não conseguiram evitar o transtorno e se depararam com alagamentos.

Segundo estimativa meteorológica, a chuva deve persistir até a quarta-feira (12), quando possivelmente será reduzida. O Google Maps tem destacado recursos que podem ajudar os cidadãos a evitarem congestionamentos e pontos alagados das cidades.

No aplicativo do Google, usuários podem identificar as vias interditadas; dados sobre o trânsito em tempo real; alertas sobre o serviço de transporte público (metrô, trem, ônibus); ou pontos de lentidão.

Alertas de transporte público

google maps atualizacao transporte publico

Dentro do próprio Google Maps, ao traçar uma rota, o aplicativo mostrará as opções mais viáveis e uma série de outras informações. É, também neste menu, que o aplicativo indica o funcionamento do transporte público, linhas com lentidão ou interrupção.

Os dados utilizados pelo Google para atualizar as rotas são de agências públicas, mas também são utilizadas contribuições dos próprios usuários.

Também vale lembrar que o próprio Google Maps detecta automaticamente e aponta nos trajetos as vias interditadas. Este é um exemplo de funcionalidade que conta com o apoio dos próprios usuários.

No aplicativo, é possível reportar vias interditadas ou que tenham problemas para transitar. Basta tocar no menu ‘hambúrguer’ que fica no topo (lado esquerdo); depois em “enviar feedback” (Android) ou em “Ajuda e feedback” (iOS); então, basta selecionar a opção correspondente e enviar a localização que você quer reportar. É possível selecionar se a via está interditada, bloqueada, e adicionar comentários sobre o problema encontrado.

Com informações de: G1, Veja.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.