Google pede que FTC investigue exclusividade da Microsoft com OpenAI

Gigante alega que custos adicionais prejudicam clientes e limitam concorrência na nuvem

Author Photo
5:40 pm - 11 de dezembro de 2024
Imagem: Shutterstock

O Google solicitou ao governo dos Estados Unidos que examine e rompa o acordo exclusivo entre a Microsoft e a OpenAI, que atualmente permite que a tecnologia da startup seja hospedada apenas nos servidores em nuvem da Microsoft, informou o The Information nesta terça-feira (10).

O pedido foi feito após a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA abordar o Google como parte de uma investigação mais ampla sobre as práticas comerciais da Microsoft, segundo uma fonte próxima à discussão citada no relatório.

Gigantes da tecnologia como Google e Amazon, que também competem no mercado de nuvem, estão buscando a possibilidade de hospedar os modelos da OpenAI. O objetivo é permitir que seus clientes tenham acesso à tecnologia sem depender exclusivamente dos servidores da Microsoft.

Leia também: Senado aprova marco regulatório da inteligência artificial

De acordo com o relatório, empresas que adquirirem tecnologia da OpenAI — como o ChatGPT — por meio da Microsoft podem enfrentar cobranças adicionais caso não utilizem a infraestrutura da Microsoft para suas operações.

O Google e outros concorrentes argumentam que essas cobranças extras prejudicam os clientes e criam barreiras para a adoção da tecnologia, segundo o relatório.

Procurados pela Reuters, o Google não quis comentar sobre o assunto, enquanto Microsoft, OpenAI e FTC não responderam aos pedidos de declaração.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.