Google Cloud lança plataforma de código-baixo para otimizar desenvolvimento

Chamada Business Applicaton, nova oferta mira transformação digital e utiliza recursos dos serviços de gestão de APIs Apigee e de lowcode Appsheet

Author Photo
8:30 am - 09 de setembro de 2020

O Google Cloud anunciou nesta terça (8) a Business Application, plataforma voltada para empresas que desejam simplificar as tarefas relacionadas à gestão de cloud computing tanto pelo oferecimento de soluções de automação como por serviços que utilizam interfaces lowcode para permitir que usuários com menos expertise em TI possam criar aplicações. 

Para oferecer esse novo serviço, a companhia anunciou três recursos específicos que já estão em funcionamento dentro da Business Application:  

  • 1) API Gateway, serviço que permite a desenvolvedores criar e monitorar APIs para suas cargas de trabalho sem servidor.;  
  • 2) a disponibilidade global da datasource do Apigee para AppSheet, ação que permite aos usuários do AppSheet aproveitar as APIs da Apigee para criar aplicativos lowcode e; 
  • 3) o lançamento antecipado da AppSheet Automation, solução que capacita usuários não técnicos a automatizar processos em escala com base no acesso a datasources. 

Vale lembrar citar aqui que os recursos AppSheet e Apigee na verdade eram empresas que forneciam esses mesmos serviços (lowcode/automação e gestão de APIs, respectivamente) e que foram compradas pela empresa de Mountain View. 

Aplicação na prática 

De acordo com o comunicado, o conjunto de soluções pode ser usado tanto para otimizar tarefas de dentro da empresa (rastreio de inventário, gestão de contratos gestão de projetos etc), como para tarefas que facilitem o relacionamento com clientes, (treinamentos, agendamento de sessões de vendas e questão de propostas, entre outras). 

Com essas novidades, a companhia espera criar um serviço que atenda a companhias que estejam passando por uma transformação digital acelerada e que precisem automatizar e simplificar processos dentro de uma boa relação custo-benefício.  

“O AppSheet já oferece suporte a uma variedade de datasources como G Suite, mySQL e Salesforce. Agora, com a disponibilidade geral da fonte de dados Apigee para Appsheet, as empresas podem disponibilizar ainda mais dados para desenvolvedores cidadãos em sua força de trabalho”, afirma a companhia em trecho do anúncio.

No caso, “desenvolvedores cidadãos” é uma terminologia utilizada para nomear pessoas que tenham mais familiaridade com tecnologia, mas não conhecimento profundo.

“Ao permitir que os funcionários criem aplicativos que aproveitam as APIs da Apigee e não exigem codificação, as empresas podem capacitar os funcionários da linha de negócios sem experiência técnica para criar aplicativos inovadores e reduzir o backlog tradicional de TI”, completa o texto.

Além disso, os serviços anunciados também conversam com as soluções mais conhecidas da marca, como Compute Engine, Cloud Functions e Cloud Run, dando mais robustez ao portifólio de nuvem da Google Cloud e, provavelmente, já “evangelizando” clientes que possam necessitar dessas soluções, caso o sucesso do negócio prossiga. 

A empresa afirmou que adicionará novas soluções à Business Platform ao longo dos meses. O serviço será cobrado com base no consumo de plano do usuário. 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.