Notícias

Google Cloud compra CloudSimple para conquistar clientes VMware

A divisão de computação em nuvem da Google anunciou na segunda a aquisição da CloudSimple, startup focada no gerenciamento e processamento de dados em ambientes cloud. A aquisição, cujo valor não foi divulgado, acontece meses após a companhia de Mountain View anunciar a parceria que estava realizando com a marca. 

Em uma dessas situações que só um mercado bem nichado proporciona, a história da CloudSimple envolve praticamente os principais players de cloud computing.  

Começa que a marca foi criada em 2016 por Guru Pangal, que trabalhou na Microsoft por quatro anos após vender outra startup para a empresa de Redmond. Quando Pangal deixou seu cargo para fundar a CloudSimple, contou com a MS como um de seus investidores.   

A CloudSimple trabalha dentro de um setor altamente estratégico para quem deseja crescer seu portfólio de clientes: ela é parceria autorizada da VMware, que possui data centers físicos espalhados por mais de 500 mil clientes, boa parte delas com atuação global.  

Basicamente, a ‘Simple’ auxilia empresas com estrutura legada a realizar uma operação chamada lift and shift, que significa transportar todos os dados para a nuvem e, caso necessário, realizar os ajustes técnicos já em ambiente virtual. 

Bem-me-quer, mal-me-quer

Com um parceiro valioso e já com relações próximas à empresa comandada por Satya Nadella, a tendência seria que a compra fosse efetuada mesmo para esta marca. Mas havia um porém: como a VMware e a Microsoft competiam em determinados setores, a empresa de processamento escolheu a AWS como sua “nuvem oficial” e permaneceu exclusivamente nela por um bom tempo. 

Quem acabou apaziguando os ânimos (e usando a oportunidade a seu favor) foi Michael Dell, CEO que tinha participação acionária na VMware e cultivava uma boa relação com a Microsoft.  Ao introduzir uma solução da sua própria empresa como intermediária, fez com que a dona do Azure pudesse negociar com a VMware sem a participação da CloudSimple. 

Com o caminho livre, a startup conseguiu ampliar sua rede de parceiros e, atualmente, finalizar seu processo de aquisição pela Google Cloud. 

A aquisição faz parte de um movimento da Google para atuar de forma mais assertiva no mercado, que atualmente é dominado por Amazon e Microsoft. Além de novas companhias, a empresa também está investindo em profissionais que aturam na concorrência para acelerar seu crescimento. 

*Com informações do Business Insider 

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

14 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

14 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

2 dias ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

2 dias ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 dias ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

3 dias ago