Google tem projeto de centro de dados rejeitado em Dublin
A gigante de tecnologia teve sua proposta negada por não cumprir requisitos de sustentabilidade; decisão pode ser contestada
O Google teve um revés significativo na Irlanda ao ter sua proposta para construir um novo centro de dados nos arredores de Dublin rejeitada. A decisão, tomada pelo Conselho do Condado de South Dublin e divulgada na última semana, foi baseada na falta de detalhes fornecidos pela empresa sobre como o projeto impactaria o fornecimento de energia do país quando estivesse em operação em 2027.
Leia mais: Google é acusado de monopólio ilegal pela justiça dos EUA
Embora o Google já opere dois centros de dados em Dublin, onde também está localizada sua sede europeia, a empresa encontrou resistência ao tentar expandir suas operações. De acordo com o Google, a empresa investiu cerca de € 500 milhões na construção e operação de centros de dados em Dublin, incluindo um investimento inicial de € 75 milhões em 2011 para converter um armazém em um centro de dados eficiente em termos energéticos. Além disso, o Google destaca que está comprometido em operar com energia 100% livre de carbono até 2030, como parte de suas iniciativas ambientais.
A proposta do Google foi rejeitada enquanto a Irlanda lida com desafios crescentes em sua rede elétrica, agravados pelo rápido aumento de centros de dados no país. Esses centros, que suportam serviços em nuvem e inteligência artificial, são grandes consumidores de energia e devem representar um terço do consumo de eletricidade da Irlanda até 2026, conforme a tendência de aumento dos 18% registrados em 2022.
A empresa tem um mês para recorrer da decisão.
*Com informações da GlobalData.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!