Google é acusado de monopólio ilegal pela justiça dos EUA

Decisão pode transformar a estrutura da internet e levar a sanções significativas para o gigante da tecnologia

Author Photo
4:16 pm - 07 de agosto de 2024
Imagem: Shutterstock

O Google foi derrotado em um importante caso antitruste movido pelo governo dos EUA, com o juiz Amit P. Mehta determinando que a empresa abusou de seu poder monopolista ao pagar para que seu mecanismo de busca fosse o padrão em dispositivos e navegadores. O tribunal alegou que essas práticas violam a Seção 2 do Sherman Act, que proíbe a monopolização do comércio.

“Após ter considerado e ponderado cuidadosamente o relato das testemunhas e as evidências, o tribunal chega à seguinte conclusão: o Google é um monopólio e agiu como tal para manter seu monopólio”, escreveu Mehta em sua decisão publicada na segunda-feira.

A decisão, proferida pelo Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Columbia, pode ter implicações significativas, possivelmente alterando a forma como o Google opera e impactando a estrutura da internet. De acordo com o The New York Times, o Google paga bilhões de dólares a parceiros como Apple, Samsung e Mozilla para garantir sua posição dominante. Em 2021, a empresa gastou cerca de US$ 26 bilhões, dos quais US$ 18 bilhões foram para a Apple.

Leia também: Serasa Experian: 62% dos brasileiros aceitam pagar mais por marcas mais seguras 

O Google anunciou que irá apelar da decisão. Kent Walker, presidente de assuntos globais do Google, disse ao TechCrunch que a posição dominante da empresa permitiu oferecer o melhor mecanismo de busca, beneficiando tanto consumidores quanto anunciantes.“Esta decisão reconhece que o Google oferece o melhor mecanismo de busca, mas conclui que não deveríamos ser autorizados a torná-lo facilmente disponível”, disse Walker à publicação.

Este caso pode estabelecer um precedente para outros processos antitruste em andamento contra grandes empresas de tecnologia, como Apple, Meta e Amazon. O juiz Mehta ainda precisa decidir sobre as sanções para o Google, que podem incluir mudanças operacionais ou a venda de partes do negócio de busca.

*Com informações do TechCrunch

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.