Google bloqueia 780 milhões de anúncios por violação da política em 2015

Author Photo
4:25 pm - 21 de janeiro de 2016

O Google lançou hoje (21/1) seu relatório anual sobre seu negócio de publicidade e informou que somente em 2015 bloqueou mais de 780 milhões de anúncios por violações da política da empresa, o que representa aumento de 524 milhões em comparação com o ano anterior.

Além disso, a companhia disse que suspendeu mais de 10 mil sites e 18 mil contas pertencentes aos falsificadores; bloqueou mais de 12,5 milhões anúncios farmacêuticos – acima de 9,6 milhões em 2014 – incluindo aqueles que fazem alegações enganosas ou que não foram aprovados para uso; e suspendeu mais de 30 mil sites associados com propaganda enganosa de perda de peso, incluindo aqueles que prometiam resultados sem dieta ou exercício.

A companhia também bloqueou cerca de 7 mil sites de phishing e sites que direcionavam para o download de malwares. No relatório, o Google indica que conseguiu impedir que esses downloads acontecessem em 99% dos casos no ano passado, desativando, ainda, 10 mil sites. Em 2014, a gigante de internet removeu 250 mil sites com malware.

Em termos de bloqueio de anúncios para celular, o Google diz que começou a identificar de forma mais assertiva “cliques acidentais”. A organização também eliminou a exibição de anúncios em mais de 25 mil aplicativos móveis porque os desenvolvedores violaram as políticas de anúncios. 

Mais de dois terços dessas violações foram aquelas que o desenvolvedor estava tentando incentivar cliques acidentais – como a colocação de diversos anúncios perto dos botões dos aplicativos. Em 2015, o Google rejeitou mais de 1,4 milhão de aplicações de sites e aplicativos que não seguiram suas políticas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.