Gmail completa 20 anos com 1,8 bilhão de contas ativas

Gmail foi originalmente lançado no Dia da Mentira e chegou a ser confundido com uma "pegadinha" do Google

Author Photo
12:15 pm - 01 de abril de 2024
Gmail Imagem: Shutterstock

O Gmail, serviço de correio eletrônico do Google, completa 20 anos de lançamento nesta segunda-feira (01). Com 1,8 bilhão de contas ativas, o serviço é um dos mais populares do mundo.

Dados da plataforma de análise Statista, de 2019, apontavam que mais de um quarto (26%) de todos os e-mails enviados e recebidos por dia no mundo tinham origem no Gmail. Naquele ano, isso representava cerca de 76 bilhões de mensagens diárias.

Seu lançamento, no entanto, foi um tanto inusitado. Anunciado no dia 01 de abril de 2004, no Dia da Mentira, o produto foi considerado por muitos mais uma das então famosas “pegadinhas” do Google, já que ia muito além do que os concorrentes ofereciam. O anúncio também foi acompanhando por um comunicado de imprensa inusitado, o que reforçou a ideia de que o Gmail era mais uma brincadeira.

Leia mais: Google.org lança programa de apoio a IA generativa para organizações sem fins lucrativos

“‘A inspiração para o Gmail veio de uma usuária do Google reclamando da má qualidade dos serviços de e-mail existentes’, lembrou Larry Page, cofundador e [então] presidente de Produtos do Google. ‘Ela reclamava de ter que passar todo o tempo arquivando mensagens ou tentando encontrá-las’, disse Page. ‘E quando ela não estava fazendo isso, tinha que deletar e-mails como freneticamente para ficar abaixo do limite obrigatório de quatro megabytes. Então ela perguntou: ‘Vocês não podem consertar isso?'”, dizia o texto.

Quando chegou, o Gmail oferecia 1 GB de armazenamento gratuito para seus usuários. Isso desbancava completamente rivais populares, como o Yahoo! e Hotmail. Na prática, o armazenamento permitia aos usuários até 13,5 mil mensagens, muito além da média de 50 mensagens de outros serviços. Hoje, a oferta de armazenamento gratuito é de 15 GB.

Vale lembrar também que, naquela época, muitos serviços de e-mail também eram pagos.

Além disso, o Gmail também trazia uma interface de usuário mais simples e ágil. Uma ferramenta que permite a busca de mensagens a partir de palavras-chave no corpo do e-mail também conquistou usuários. O Gmail ganhou a atenção do público e se tornou um dos serviços mais cobiçados da internet.

Isso porque seu lançamento original foi através de um sistema de convites. O Gmail exigia uma capacidade de armazenamento que nem o próprio Google tinha quando estreou o produto, o que fez a empresa disponibilizá-lo aos poucos. Foi só em 2007 que o Google liberou a criação de contas por qualquer internauta.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.