Notícias

GitHub libera preview do ambiente Copilot Workspace

O GitHub anunciou, nessa segunda-feira (29), uma prévia técnica do Copilot Workspace, ambiente de desenvolvimento do Copilot que promete aos desenvolvedores um ambiente de codificação amplo turbinado pelo modelo de linguagem natural da empresa. É possível, segundo a GitHub, fazer brainstorm, planejar, criar, testar e executar códigos em linguagem natural sem sair do ambiente de desenvolvimento.

Segundo a empresa, o recurso traz experiência centrada em tarefas e usa diferentes agentes acionados pelo Copilot. A ferramenta usando IA generativa foi lançada em 2022, e promete recursos de autocompletar, o que em teoria aumenta a produtividade dos desenvolvedores em 55%, segundo números do próprio GitHub.

KPMG: segurança é encarada como maior desafio do low-code

Segundo o CEO do GitHub, Thomas Dohmke, a novidade busca capacitar desenvolvedores mais experientes a operar como “pensadores” de sistemas, e reduz a barreira de entrada para a criação de software. “O Copilot Workspace representa uma maneira radicalmente nova de criar software com linguagem natural e foi projetado para fornecer – e não substituir – a criatividade da pessoa desenvolvedora”, diz, em comunicado.

Segundo a empresa, a ferramenta surge para apoiar desenvolvedores logo no início de um projeto de software, seja a partir de um repositório ou uma “issue. A partir daí, ela oferece um “plano passo a passo” para resolver o problema proposto. O recurso promete as ferramentas necessárias para validar o plano e testar o código.

O que é proposto pela IA – desde o planejamento até o código – é totalmente editável, diz o GitHub. Ao concluir o plano, será possível executar o código diretamente no Workspace e acessar o GitHub Codespace subjacente para fazer ajustes necessários até alcançar o resultado desejado.

“Com a programação em linguagem natural, que reduz significativamente as barreiras de entrada para a construção de software, o GitHub está avançando em direção a um futuro no qual um bilhão de pessoas serão capazes de controlar uma máquina com a mesma facilidade com que andam de bicicleta”, diz Dohmke.

Trabalho compartilhado

A empresa diz que também é possível compartilhar um link para que outros visualizem o espaço de trabalho, experimentem iterações e compreendam o conceito e a implementação do código compartilhado.

Segundo Dohmke, o Workspace foi projetado para oferecer suporte em qualquer dispositivo, incluindo dispositivos móveis. Isso possibilita, diz, um ambiente de desenvolvimento que pode funcionar em qualquer lugar.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

34 minutos ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 hora ago

No mundo, 61% das empresas aumentarão investimento em segurança na nuvem

O Relatório de segurança na nuvem de 2024, publicado pela Fortinet, revela que, à medida…

2 horas ago

Arte e tecnologia se combinam em exposições imersivas e museus

Não é segredo que a tecnologia impacta todas as áreas de nossa sociedade. A arte,…

3 horas ago

Caixa Vida e Previdência automatiza tarefas contábeis e ganha tempo

A Caixa Vida e Previdência, especializada em seguros garantidos pelo banco estatal, anunciou essa semana…

4 horas ago

EXCLUSIVO: Sonda faz acordo com Kodak Alaris para ampliar portfólio

A Sonda, integradora de origem chilena, anunciou essa semana uma parceria com a Kodak Alaris…

5 horas ago