Gigantes da tecnologia se movimentam para reabrir escritórios, mas diferem em planos de trabalho híbrido

Apple, Google e Twitter estão tomando caminhos diferentes para políticas de trabalho flexíveis à medida que se movimentam para reabrir escritórios

Author Photo
4:00 pm - 16 de março de 2022
trabalhadoras usando máscaras no escritório

*Este artigo foi originalmente publicado em 09/03/2022

Apple, Google e Twitter agora definiram datas para reabrir seus escritórios, sinalizando o fim do home office generalizado e o lançamento de políticas remotas “híbridas”.

Como a maioria das organizações, cada empresa fechou escritórios corporativos de acordo com as medidas de distanciamento social nos estágios iniciais da pandemia de Covid-19 em 2020, mudando rapidamente para dar suporte ao trabalho remoto.

Agora, já tendo adiado a reabertura várias vezes devido à pandemia em andamento, os três figurões da tecnologia delinearam seus respectivos planos de reabrir escritórios, adotando políticas híbridas que combinam trabalho remoto e no escritório para funcionários. A forma como esses planos funcionam pode moldar o que outras empresas menores fazem para lidar com as mudanças nas expectativas do local de trabalho.

“Os gigantes da tecnologia estão operacionalizando estratégias híbridas nas quais estão trabalhando há algum tempo”, disse J. P. Gownder, Vice-Presidente e Analista Principal da Forrester.

Outros já começaram sua transição. Com a vacinação amplamente difundida entre sua equipe, a Microsoft fez seu anúncio de reabertura no mês passado, com funcionários retornando à sede, no estado de Washington, e a outros escritórios a partir de 28 de fevereiro. A mudança marcou o estágio final da “jornada de trabalho híbrido” da Microsoft que estava em desenvolvimento há quase dois anos.

Embora cada empresa tenha sua própria abordagem para reabrir e definir requisitos para trabalho remoto e presencial, todas optaram pelo retorno ao “normal” pré-pandemia de cinco dias no escritório para todos os funcionários.

Apple define sua data: 11 de abril

A exigência da Apple de que os funcionários retornem ao escritório pelo menos três dias por semana se mostrou controversa com alguns funcionários, com petições e protestos públicos contra a decisão no ano passado. Mas a empresa permaneceu firme em sua determinação de devolver funcionários à sede de Cupertino, pelo menos em meio período.

Em um e-mail enviado aos funcionários e visto pelo ‘The Verge’ na semana passada, o CEO da Apple, Tim Cook, descreveu uma reabertura “faseada” do escritório que começa em 11 de abril. Inicialmente, exigirá que os funcionários entrem no escritório um dia por semana; que passa para dois dias por semana a partir da terceira semana do período transitório. “Começaremos o piloto híbrido completo em 23 de maio, com as pessoas indo ao escritório três dias por semana – segunda, terça e quinta – e trabalhando de forma flexível na quarta e sexta-feira, se desejar”, dizia o e-mail.

Cook reconheceu que a exigência de retornar ao escritório pode não ser universalmente popular, observando que, embora muitos gostem da oportunidade de conhecer colegas pessoalmente, “para outros, também pode ser uma mudança perturbadora.

“Quero que você saiba que estamos profundamente comprometidos em oferecer o suporte e a flexibilidade de que você precisa nesta próxima fase – um compromisso que começa com a introdução gradual de nosso piloto híbrido e inclui a opção de trabalhar remotamente por até quatro semanas por ano”, disse.

Google reabrirá em 4 de abril

Depois de atrasar, mais recentemente, os planos de reabrir escritórios em 10 de janeiro (após o surgimento da variante Ômicron), o Google agora espera trazer de volta os trabalhadores em 4 de abril, de acordo com um memorando interno visto pela Reuters na semana passada. A decisão se aplica a funcionários em alguns dos escritórios do Google nos Estados Unidos, Reino Unido e Ásia-Pacífico; os funcionários que não estão prontos para retornar ao escritório podem solicitar uma extensão.

Os funcionários que vão ao escritório devem estar totalmente vacinados contra a Covid-19 ou ter uma isenção aprovada, de acordo com a Reuters, enquanto os trabalhadores não vacinados poderão optar por trabalhar remotamente de forma permanente.

O Google quer funcionários no escritório cerca de três dias por semana, embora isso possa variar dependendo da equipe e da função. No entanto, a empresa aprovou milhares de solicitações de funcionários que desejam trabalhar totalmente de forma remota a longo prazo no ano passado, negando apenas 15% das solicitações.

O CEO do Google, Sundar Pichai, anteriormente, prometeu permitir que os funcionários trabalhem temporariamente fora de seu escritório principal por até quatro semanas por ano.

Twitter reabre em 15 de março, mas retorno é opcional

A abordagem do Twitter diverge das outras, pois enquanto os escritórios abrem na próxima semana, os funcionários terão a liberdade de decidir por si mesmos onde trabalham.

“Faz quase dois anos desde que fechamos nossos escritórios e viagens e estou animado em anunciar que estamos prontos para abrir totalmente as viagens de negócios e todos os nossos escritórios ao redor do mundo!”, disse Parag Agrawal, CEO do Twitter, em um post na plataforma na semana passada, com o anúncio da abertura de escritórios prevista para começar em 15 de março.

Agrawal, que substituiu Jack Dorsey, Cofundador do Twitter, como CEO em novembro, prometeu honrar o compromisso da empresa de apoiar o trabalho remoto pós-pandemia para os funcionários. “Onde você se sentir mais produtivo e criativo é onde você trabalhará e isso inclui trabalhar em casa em tempo integral para sempre”, disse ele. “Escritório todos os dias? Isso também funciona. Alguns dias no escritório, alguns dias longe de casa? Claro”.

No entanto, ele também reconheceu os desafios operacionais apresentados por um modelo remoto híbrido. “O trabalho distribuído será muito, muito mais difícil”, disse Agrawal. “Qualquer um que tenha participado de uma reunião remotamente enquanto outros estão em uma conferência conhece essa dor. Haverá muitos desafios nos próximos meses e precisaremos ser proativos, intencionais, aprender e nos adaptar”.

Apesar dessas dificuldades, Gowner disse que a abordagem flexível do Twitter provavelmente será popular entre os funcionários: uma vantagem notável em um mercado de trabalho apertado.

“O Twitter, ao contrário dos outros, permitirá total flexibilidade – os funcionários podem trabalhar de onde quiserem, incluindo em casa o tempo todo, se assim o desejarem”, disse ele. “Isso pode beneficiar a empresa em termos de retenção de funcionários e aquisição de talentos. No momento, durante uma grande demissão contínua de alta rotatividade de funcionários, uma das principais razões para permitir o que a Forrester chama de Anywhere Work é competir por talentos”.

Os dados da pesquisa da Forrester sugerem que a maioria das empresas (51%) planeja adotar uma estratégia híbrida, 15% planeja ser “remote-first” após a pandemia e cerca de um terço (34%) retornará ao escritório todo dia da semana.

As estratégias de trabalho remoto das gigantes da tecnologia podem ter uma influência mais ampla, disse Adam Preset, Vice-Presidente Analista de Tecnologias de Experiência do Funcionário do Gartner.

“Quando os gigantes da tecnologia sinalizam que estão prontos para reabrir escritórios, isso estimula a conversa em diferentes empresas sobre sua própria prontidão”, disse ele. “Algumas organizações agressivas ou líderes ansiosos estão prontos para fazer o mesmo ou estão à frente do jogo. Outros querem esperar e ver se Apple, Google, Microsoft e Twitter terão histórias de sucesso para contar em alguns meses”.

Os vários modelos de escritório híbridos podem ter efeitos indiretos; pesquisas recentes mostraram que mulheres e pessoas de cor estão mais inclinadas a continuar trabalhando em casa. Isso poderia ter um efeito sobre a diversidade corporativa e os esforços de inclusão. A pesquisa também destacou a possibilidade de “viés de proximidade”, em que os funcionários que trabalham em casa podem ter suas carreiras marginalizadas porque são menos vistos pelos chefes e gerentes de nível superior.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.