Gerando Falcões e Infracommerce formam parceria para digitalizar logística de favelas

Projeto busca melhorar o alcance das entregas de produtos e mercadorias nas comunidades

Author Photo
10:58 am - 14 de abril de 2022

A Gerando Falcões, rede de desenvolvimento social que atua em favelas no Brasil, e a Infracommerce, plataforma para e-commerce, anunciaram parceria para melhorar a logística de entrega de produtos e mercadorias às comunidades.

De acordo com uma pesquisa do instituto Data Favela em parceria com a Locomotiva, 39% dos moradores de comunidades dizem fazer compras pela internet. Entretanto, um terço alega não conseguir receber seus pedidos em casa.

“Digitalizar a logística é uma necessidade que surgiu a partir da experiência e do relato de moradores da região e é um projeto que nos enche de orgulho. Também é uma honra trabalhar em conjunto com uma entidade tão renomada como a Gerando Falcões e nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo”, afirma Glória Porteiro, diretora de transportes da Infracommerce.

Liderada pelo time de transportes da Infracommerce, a parceria começou recentemente pela zona norte de São Paulo, onde funciona o Instituto Resgatando Vidas, ONG que faz parte da Rede Gerando Falcões.

Leia mais: Grupo Boticário adquire logtech catarinense Equilibrium

A área possui 20% do seu território classificado como restrito para entregas. Com o apoio da empresa, criou-se pontos de entrega e foram contratadas pessoas das comunidades para as operações. Futuramente, o objetivo é expandir a iniciativa para outras áreas e estados.

“As comunidades são parte significativa do mercado de consumo brasileiro, chegar até esses consumidores, fortalece as marcas e a própria economia. O projeto favorece a inclusão digital da região”, afirma Glória.

Mudanças

Com consultoria da Infracommerce, foi iniciado um projeto para o desenvolvimento de processos e desenho do layout do Centro de Distribuição da instituição, localizado em Poá, região metropolitana de São Paulo. Assim, foi possível escrever os chamados POPs (Procedimento Operacional Padrão), revisitando todo o modelo, armazenagem, recebimento, picking, packing, expedição e controle de qualidade. Além disso, a empresa também pôde redesenhar o fluxo logístico, processos e a organização de estoques – desde o inbound, quando chegam as doações físicas ou jurídicas, até o outbound, com as mercadorias sendo enviadas para a loja física.

Ao time do Resgatando Vidas cabe realizar as entregas em regiões não atendidas por demais empresas de logística, fornecendo para os moradores uma experiência de compra com qualidade.

“A partir da consultoria conseguimos identificar os principais pontos a serem melhorados, ajudando a Gerando Falcões a ter uma infraestrutura mais sólida e eficiente, que possa gerar mais receitas e ter um crescimento sustentável”, diz Jorge Catani, Diretor de Operações Logísticas da Infracommerce.

A ideia da Instituição é ampliar o número de lojas físicas, incluindo outros canais de vendas e, desta forma, diversificar suas fontes de receita com o objetivo de alcançar a sustentabilidade financeira.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.