Gateway para IoT em casas conectadas: mercado cresce a passos largos

Author Photo
10:27 am - 07 de agosto de 2015
Gateway para IoT em casas conectadas: mercado cresce a passos largos
O hype em torno da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) está crescendo rapidamente, de acordo com o Gartner, esquentado a batalha de empresas que querem ser o gateway para a onda da casa conectada.

“As numerosas aplicações de IoT para a casa incluem fogões inteligentes, que informam sobre como cozinhar uma refeição e fornece receitas; e lavadoras e secadoras inteligentes, que ajudam a determinar o momento ideal para lavar a roupa”, avalia Paul O’Donovan, principal analista de pesquisa do Gartner. 

Iluminação inteligente, que pode ser operada remotamente e programada para ligar ou desligar em horários específicos, também fazem parte da lista, além de termostatos, que podem ter suas temperaturas ajustadas quando você abre a porta e dispositivos de entretenimento, que transmitem programação para a sua tela de preferência no momento desejado.

O’Donovan lembra que muitas aplicações de internet das coisas são acionadas por sensores e precisam de gerenciamento de dados, mas não há um único gateway de IoT para residências. “Com lares conectados à web se tornando cada vez mais inteligentes, o gateway está se tornando fundamental para ligar os diferentes dispositivos e eletrodomésticos e fazer a gestão do ecossistema”, pontua.

O mercado residencial de gateway para IoT está se expandindo rapidamente. O número de domicílios conectados inteligentes deve crescer de 100 milhões a 200 milhões de lares agora para entre 500 milhões e 700 milhões até 2020.

A falta de um bom modelo de negócios ou a imaturidade de produtos de IoT para residências  fez com que fabricantes de gateway tentassem desenvolver o mercado para conquistar participação no setor. Companhias de cabo, empresas de internet, de alarme e provedores de sistema operacionais para celulares estão criando ativamente plataformas e ecossistemas em uma tentativa de entrar no segmento.

O Gartner prevê que o provedor de gateway doméstico de maior sucesso vai desenvolver um sistema que se integra perfeitamente com diversas aplicações IoT.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.