Gartner: menos da metade das iniciativas digitais em empresas atende ou supera metas de negócio
Sucesso de investimentos depende responsabilidade compartilhada entre CIOs e executivos de negócio, diz consultoria
Menos da metade (48%) das iniciativas digitais das empresas atendem ou superam os resultados de negócio esperados. É o que revela um estudo do Gartner publicado recentemente, e que ouviu cerca de 3,1 mil CIOs e de 1,1 mil executivos de outras áreas (que a empresa chama de CxOs) de 88 países de empresas de todos os “principais setores”.
Segundo a consultoria norte-americana, no entanto, um pequeno grupo de CIOs e CxOs, que ela chama de “vanguarda digital“, conseguiu uma taxa de sucesso maior, com 71% das iniciativas digitais atendendo ou superando metas e expectativas. Isso se deve à divisão de responsabilidades entre as duas partes, alega o Gartner.
“CIOs e CxOs são igualmente responsáveis, responsabilizáveis e envolvidos na entrega das soluções digitais de que suas empresas necessitam. Isso representa uma mudança radical em relação ao paradigma tradicional de entrega de TI e de ‘patrocínio de projetos’ empresariais que predominam na maioria das empresas”, diz em comunicado Raf Gelders, vice-presidente de pesquisa do Gartner.
Leia também: Mercado de tecnologia em 2025: salários estabilizam e disputa por talentos segue acirrada
A consultoria diz que os CxOs dessa “vanguarda digital” também se destacam dos demais ao dedicar mais tempo e recursos às entregas digitais. Eles alocam 35% das equipes da área de negócios para trabalhar com tecnologia (contra 21% dos demais CxOs). Também trabalham próximos da área de TI, reunindo-se com os CIOs pelo menos quatro vezes mais.
“O sucesso dos CIOs agora depende do sucesso de seus CxOs”, diz Jaime Capella, vice-presidente e analista do Gartner. “Para ter êxito na próxima fase das iniciativas digitais, os CIOs precisam que seus pares trabalhem em conjunto e coliderem com eles.”
CIOs e tecnólogos
Mais de 80% dos CIOs entrevistados pelo Gartner dizem que esperam aumentar investimentos em 2025 em recursos e tecnologias como cibersegurança, inteligência artificial (IA), IA generativa, inteligência de negócios (BI), Analytics e tecnologias de integração de APIs (mecanismos de comunicação entre componentes de software).
Segundo Gelders, o grupo de CIOs classificados como “vanguarda” investem em tecnologias para serem usadas pela TI, mas que podem ser facilmente usadas por tecnólogos fora da TI. “Em média, temos 26% dos funcionários das áreas de negócios dedicados à construção, implementação ou gestão de tecnologia”, pondera.
Por outro lado, apenas 16% dos CIOs ouvidos dizem priorizar a formação de uma força de trabalho em tecnologia em toda a empresa (além de seus próprios departamentos de TI) em 2025. Além disso, apenas 18% afirmam que irão priorizar o compartilhamento de liderança em tecnologia com outras áreas de negócios.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!