Lideranças do Instituto Heineken, Petrobras e Basf discutem futuro sustentável no Distrito Itaqui
Programa Liderança de Propósito reúne executivos no Distrito Itaqui para aumentar o impacto positivo das empresas no meio ambiente
Nesta segunda-feira (22), em que se celebrou o Dia do Planeta, cerca de 30 executivos de diversos setores do mercado se reuniram no Itaqui, distrito verde de inovação, em Itapevi, na Grande São Paulo, para discutir como o uso de novas ferramentas e oportunidades sustentáveis podem aprimorar a gestão das empresas e o enfrentamento dos desafios globais.
Lideranças de empresas como Instituto Heineken, Petrobras, Basf, Accenture, Globo, entre outras, participaram de uma imersão com mais de 20 horas de conteúdos, em três dias de evento.
A Escola de Liderança é uma das iniciativas do ecossistema de Itaqui, que realiza a terceira edição do Liderança de Propósito em parceria com a Singularity University Brazil. O curso ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de abril. Adelson de Sousa, fundador e presidente do Itaqui, falou sobre o encontro.
Leia também: Distrito Itaqui: inovação e ESG marcam discussão da segunda turma da Escola de Liderança
“Estar aqui, em um espaço de mais de 100 hectares de Mata Atlântica preservada, é fundamental para mostrarmos que sustentabilidade não é uma tendência, já é um mindset. É possível realizar uma fusão sustentável entre cidade e floresta, e os alunos que passam pela nossa Escola de Liderança, mesmo sem perceberem, fazem parte deste projeto e são propagadores dele”, ressaltou.
A visão é compartilhada pelo CEO da HSM e coCEO da Singularity University Brasil, Reynaldo Gama. “Gerar impacto leva tempo, mas encontros nesse formato já nos tiram do plano das ideias e nos colocam no campo da ação. Reunir executivos de áreas tão diversas revela que a preocupação com o futuro faz parte do presente das empresas”, complementou.
Agenda
O segundo dia começou com uma prática de meditação. E o cronograma seguiu dedicado a palestras e workshops, que buscavam trazer o autoconhecimento e a inteligência intra pessoal como forma de conectar os líderes com seus próprios propósitos, gerando, assim, um futuro de impacto.
“Os gestores precisam compreender que mudanças de atitude e conceitos feitas agora são essenciais para a construção e manutenção dos próximos anos. É possível respeitar o meio ambiente, ter a natureza como aliada e, mesmo assim, manter o desenvolvimento econômico do país”, explica Gabriela Vicari, CEO do Itaqui.
Essa é a primeira turma de 2024. Quem participa reforça que a metodologia da imersão une teoria e prática. “O curso traz temas novos, mas não fica apenas no falar. Nós vemos formas de aplicá-los no nosso dia a dia, que é o que mais falta atualmente. O programa muda a nossa maneira de pensar”, diz Tiburcio Santos, líder de Digital ESG da Sem Parar, primeira empresa de tag para pagamento automático do país.
O encontro contou com palestras e workshops conduzidos por experts e especialistas convidados. Entre eles estão os experts da SingularityU Brazil Carla Tieppo e Ricardo Cavallini, o PhD em biodiversidade Sandro Faria, professor e pesquisador em antropologia social, arte e gestão, Ricardo Carvalho, os palestrantes Tania Mujica (especialista em gestão de conflitos), Guilherme Gennari (especialista em Biomimética), Rodrigo Cunha (autor do livro Humanos de Negócios), Ricardo Assumpção, Chief Sustainability Officer Brasil da EY, Poliana Abreu (HSM), Rafael Ávilla, especialista em Kundalini Yoga.
Como facilitadores do programa, estiveram Renan Hannouche e Dante Freitas, da Gzero. Uma nova turma do Liderança de Propósito está prevista para setembro. Mais informações estão disponíveis neste link.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!