Futuro do trabalho: em um mundo híbrido, escritórios enxutos estão chegando

Empresas que adotaram o trabalho híbrido estão procurando espaços menores e instalações mais flexíveis para acomodar flutuação de funcionários

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2:05 pm - 01 de dezembro de 2021
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Conforme um número grande de empresas adia o retorno total ao escritório por causa da pandemia – e lutam para descobrir como será o local de trabalho em um futuro próximo –, um excesso de espaço para escritórios continua a crescer, especialmente nos Estados Unidos.

O leasing de escritórios corporativos permanece abaixo dos níveis pré-pandêmicos, de acordo com a JLL, uma empresa de serviços imobiliários comerciais e de gestão de investimentos. Embora o volume de leasing no terceiro trimestre tenha aumentado 39% em relação ao ano anterior, ainda é 25% menor do que no terceiro trimestre de 2019, de acordo com a JLL.

“Esta é a taxa de aumento mais lenta desde o início da pandemia”, disse a JLL em sua Perspectiva Imobiliária Global de novembro.

Na verdade, desde que a Covid-19 foi oficialmente classificada como uma pandemia global, em março de 2020, os Estados Unidos eliminaram 138,4 milhões de pés quadrados (MSF) de escritórios. Isso é 34% a mais do que os 103 MSF de espaços de escritórios vazios que ocorreram durante a Grande Recessão de 2007-2010, de acordo com a Cushman & Wakefield, uma corretora imobiliária comercial global.

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As taxas de ocupação imobiliária caíram drasticamente em 2020 e 2021 (Reprodução/Computerworld)

As empresas que presumiram, há um ano, que os escritórios estariam novamente movimentados em meados de 2021, descobriram que a pandemia continua a atrapalhar seus planos. Na semana passada, por exemplo, a Apple disse aos funcionários que está adiando o retorno ao escritório até fevereiro. Não foi a primeira vez que a empresa adiou seus planos, e ela não está sozinha. Muitas empresas estão rotineiramente empurrando a reabertura de back office ou desistindo completamente de um espaço de escritório.

Em agosto, a REI, com sede em Seattle, anunciou que estava tentando vender sua nova sede, que ainda não havia sido usada; em vez disso, a empresa agora prevê uma abordagem mais descentralizada e de vários locais para o espaço de escritório. E o Zillow Group anunciou neste verão que daria a cerca de 90% de seus 5.400 funcionários a opção de trabalhar em casa pelo menos meio período em um futuro próximo.

“Historicamente, desencorajamos os funcionários a trabalhar em casa, preferindo o tempo presencial e a colaboração no escritório em vez de trocas virtuais”, disse Zillow em um post no blog da empresa. “Nossas antigas preferências foram desmontadas durante a pandemia”.

Uma paisagem mutante

Em um ambiente de trabalho híbrido, onde alguns funcionários estão no escritório, enquanto outros estão remotos, o espaço do escritório é simplesmente menos necessário e os aluguéis muitas vezes não são renovados, de acordo com Raj Krishnamurthy, CEO da Freespace, empresa de tecnologia para locais de trabalho. Os sensores de construção da Freespace descobrem espaços não utilizados, e seu software ajuda as empresas a consolidar e programar visitas de funcionários no local.

“O que podemos ver é que há uma série de arrendamentos, especialmente em escritórios regionais/suburbanos menores de nossos grandes clientes, que não estão sendo renovados”, disse Krishnamurthy por e-mail.

No início de maio, apenas um em cada 20 edifícios de escritórios nos Estados Unidos tinha níveis de ocupação acima de 10% e, até o mês passado, as taxas de ocupação eram em média de apenas 16%. Olhando para 2022, cerca de um em cada cinco escritórios deverão estar vazios, de acordo com a consultoria Moody’s Analytics.

Isso não significa que o mercado imobiliário de escritórios esteja morto. Este mês, a taxa de ocupação média de 10 cidades no ‘Back to Work Barometer’, da Kastle System, subiu para 39% – um aumento de 1,2% em um mês. Essa é a taxa mais alta desde março de 2020, e todas as cidades do ‘Back to Work Barometer’ registraram ganhos de ocupação.

Kastle Systems é um provedor de segurança gerenciado para mais de 10.000 empresas em todo o mundo; ele usa os dados do crachá do funcionário para determinar a ocupação do local de trabalho.

Globalmente, os números mostram que as empresas continuam a descobrir como é uma força de trabalho ágil e como os escritórios híbridos podem funcionar. Os dados de ocupação dos sensores anônimos do local de trabalho da Freespace mostraram que a porcentagem de empresas com funcionários que retornam ao escritório pelo menos alguns dias por semana aumentou de 5% em maio, para 47% em outubro.

A Freespace, que lida principalmente com ocupantes de edifícios, não proprietários, também descobriu que o uso de espaços de colaboração aumentou, de 10% em setembro para 13% em outubro – destacando movimentos em direção a espaços compartilhados.

Sublocação ganha força

As taxas mais baixas de renovação de aluguel que estão aparecendo agora podem ser devido à consolidação do espaço de escritórios corporativos, de acordo com Krishnamurthy. Menos renovações de aluguel podem resultar em excesso de espaço.

“Os clientes que costumavam ter 60% do pico de ocupação têm menos de 40% do pico de ocupação”, disse Krishnamurthy. “Se você opera vários andares, faz sentido consolidar em menos andares para criar uma sensação de união. Eventualmente, se os padrões de ocupação continuarem a se estabilizar, o downsizing ou pelo menos a sublocação criará raízes”.

Os dados mostram que mais empresas estão sublocando seu espaço de escritório à medida que a força de trabalho se torna mais ágil. Dada a incerteza sobre a aparência da força de trabalho híbrida, os prazos mais curtos de aluguel que muitas vezes acompanham uma sublocação, agora são vistos como um benefício, de acordo com um relatório da Cushman & Wakefield. Ele descobriu que, nos principais mercados, o custo de sublocação de espaço de escritório pode ser de 10% a 50% mais barato do que o aluguel.

Embora a quantidade de espaço sendo sublocado tenha caído ligeiramente no terceiro trimestre – queda de 0,8% – uma quantidade significativa de espaço vazio permanece, afirmou o relatório da Cushman & Wakefield.

O escritório em evolução

O local de trabalho não está morto, está apenas sendo repensado, de acordo com Juliana Beauvais, gerente de pesquisa para Enterprise Asset Management e Smart Facilities da IDC. “Alguns trabalhos simplesmente não podem ser realizados remotamente e outros trabalhadores perdem os benefícios e experiências de estar no local”, disse Beauvais.

O IDC espera que, quando a pandemia finalmente acabar, quase 70% dos funcionários trabalharão principalmente em um local físico operado pela empresa, incluindo um escritório, filial, loja, depósito, fábrica, hospital ou escola. Isso está de acordo com a pesquisa Future Enterprise Resiliency & Spending, da IDC, realizada em julho.

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As salas de Team Pods são projetadas para serem espaços altamente customizáveis ​​para locais de trabalho híbridos (Reprodução/Computerworld)

Com os funcionários cada vez mais confortáveis trabalhando fora do escritório, as empresas que adotaram um ambiente de trabalho híbrido estão buscando pegadas menores e um espaço mais flexível para acomodar o número variável de funcionários que trabalham no local.

Por exemplo, o Google está lançando gradualmente salas altamente adaptáveis que chama de “Team Pods”. Os quartos têm todos os elementos de um espaço de escritório tradicional, mas podem ser facilmente reconfigurados com móveis e divisórias para apoiar o trabalho focado, a colaboração ou ambos, com base nas necessidades da equipe.

O Google também criou salas de conferência “Campfire” (ou “Fogueira”) que, como o nome indica, permitem que várias pessoas se sentem em um semicírculo e compartilhem vários monitores.

“Estamos reconfigurando alguns de nossos layouts de escritório para nos permitir experimentar novos conceitos de local de trabalho, começando com um número menor de escritórios antes de escalarmos essas soluções de forma mais ampla nos escritórios do Google em todo o mundo, com base no que aprendermos que funciona melhor ao longo do caminho”, disse um porta-voz do Google.

Alguns dos locais-piloto do local de trabalho do Google incluem a área da baía de São Francisco, Nova York, Londres e Dublin, entre outros escritórios.

Em locais onde o clima e as condições locais permitirem, o Google também testará novos espaços ao ar livre baseados em atividades, como um chamado “Camp Charleston”, em Mountain View, Califórnia.

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Onde o clima e as condições locais permitirem, o Google planeja testar espaços ao ar livre baseados em atividades, como este espaço “Camp Charleston” em Mountain View, CA (Reprodução/Computerworld)

A Microsoft também está adaptando os escritórios para incluir salas de conferência que atendem a reuniões virtuais com câmeras no nível dos olhos e telas nas paredes. Essa configuração permite que os funcionários remotos mantenham contato visual com os colegas do escritório como se estivessem cara a cara.

O uso de salas de reunião está agora em sua taxa mais alta desde 2019, “provando que quando as pessoas estão indo para o escritório, é cada vez mais para reuniões cara a cara”, disse um porta-voz da Freespace por e-mail.

“É tudo uma questão de colaboração e foco no desempenho de habilidades de alto nível”, disse Amy Loomis, diretora de pesquisa do Future of Work, do IDC.

Por exemplo, um funcionário pode lidar com o “trabalho direto” remotamente com mais facilidade. Mas a estratégia de um esquema de marketing de produto requer colaboração, que é mais adequada para reuniões pessoais.

“Cada empresa tomará suas próprias decisões sobre se precisam de mais ou menos imóveis com base em uma combinação de políticas de trabalho híbridas, localização dos funcionários e uso real do espaço”, disse Beauvais. “Independentemente da pegada, está claro que a maioria das organizações transformará os escritórios que possuem ou ocupam para atender aos requisitos do mundo digital”.

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Um dos layouts de sala “fogueira” do Google (Reprodução/Computerworld)

O vôo para um espaço de ponta

Embora os imóveis comerciais continuem sendo um mercado de compradores, com a maioria dos proprietários ansiosos para atrair inquilinos, os preços dos aluguéis subiram para edifícios premium. Eles são considerados atraentes para empresas que buscam instalações de última geração para sua força de trabalho híbrida.

A tendência é conhecida como “voo para a qualidade” do ocupante, em que as organizações pagam aluguéis mais altos por edifícios premium e mais ecologicamente corretos com a tecnologia mais recente.

“Este é o principal foco para nossos clientes ocupantes”, disse Krishnamurthy, da Freespace. “Eles agora estão cientes da preocupação dos funcionários com a experiência. Na verdade, a cultura de trabalho está se tornando uma das principais razões para as pessoas deixarem seus empregos atuais e explorarem [outros]. Os empregadores [estão] oferecendo flexibilidade nos padrões de trabalho, mas também um local de trabalho diferenciado que se destaca, não apenas para atrair novos talentos, mas também para reter os funcionários existentes”.

Oitenta e oito por cento das empresas fizeram ou estão planejando investimentos para atualizar os espaços físicos para torná-los mais adequados para o trabalho flexível, de acordo com uma pesquisa de outubro do IDC.

“Incrivelmente, as áreas de investimento se concentram em quatro tendências que vimos surgindo há anos [e que] a pandemia acelerou: gerenciamento inteligente de sala de reuniões, saúde do funcionário, controles sem contato e consumo de energia”, disse Beauvais.

Muitos locatários em potencial querem uma experiência de concierge no novo escritório, onde os funcionários podem entrar em um prédio com um aplicativo de telefone móvel, fazer o check-in por meio desse dispositivo móvel e ser direcionados pelo aplicativo ou display de parede do saguão para o local de reunião. Eles também podem informar digitalmente a outras pessoas que estão atrasados ou ajustar o horário e o local de uma reunião.

Se um funcionário precisar sair de uma reunião para pegar seu filho, ele pode facilmente transferir sua videoconferência para um dispositivo móvel e continuar a discussão enquanto dirige, disse Loomis.

“Credenciais verdes”, ou edifícios que usam menos energia, ou são de outras maneiras mais ecológicos e saudáveis para os trabalhadores, são igualmente importantes. Na verdade, estudos mostraram que edifícios ambientalmente corretos têm um impacto direto na produtividade, de acordo com Krishnamurthy.

A tendência verde provavelmente se acelerará. Grandes empresas de gestão de ativos imobiliários, como BlackRock Inc. e Brookfield Asset Management Inc., se comprometeram a reduzir as emissões de seus ativos até 2050.

“A criação de ambientes de trabalho inovadores, sustentáveis e atraentes tem sido uma das nossas principais prioridades, e isso só cresceu em importância durante a pandemia”, disse um porta-voz da Brookfield. “As empresas líderes mundiais e seus funcionários estão cada vez mais exigindo que exploremos e implementemos práticas sustentáveis inovadoras e avanços tecnológicos, e estamos continuamente agindo para fazer exatamente isso”.

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A Brookfield Properties aluga edifícios de escritórios de última geração, algo que algumas empresas estão adotando (Reprodução/Computerworld)

Mais do que nunca, saúde e segurança são importantes para os inquilinos, e os proprietários que podem trabalhar com os inquilinos em suas necessidades se sairão melhor, de acordo com um white paper publicado pela BlackRock.

“Fatores como qualidade do ar interno, portas automáticas e outros equipamentos/instalações livres de toque, frequência de limpeza, bem como design da placa de piso para acomodar o distanciamento social de forma eficaz serão importantes”, disse o artigo, publicado em abril.

Edifícios comerciais com certificações verdes se destacaram no que diz respeito ao aluguel; esses edifícios geralmente tinham um preço 2,4% mais alto por pé quadrado (PSF) e aluguéis 4,4% mais altos por pé quadrado nos 10 principais mercados dos Estados Unidos, de acordo com a BlackRock.

“Certificações de saúde e bem-estar (como FitWel e WELL) provavelmente se tornarão mais um padrão de mercado do que um recurso adicional”, disse o artigo da BlackRock. “Também haverá a necessidade de implementar um plano de gastos de capital para atrair futuros inquilinos desejáveis, onde o capital de valor agregado pode desempenhar um papel”.

Por exemplo, edifícios com melhores sistemas de ventilação e iluminação estão atraindo mais inquilinos. Um estudo publicado em setembro pela Harvard T.H. Chan School of Medicine mostrou que a ventilação teve um impacto significativo no desempenho do teste cognitivo.

“Não se trata de certificações ecológicas para o bem-estar”, disse Loomis. “Há cada vez mais pesquisas mostrando que pessoas em prédios saudáveis são mais produtivas. É sobre funcionários adoecendo com menos frequência e tendo a cabeça mais limpa enquanto estão trabalhando”.

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