Notícias

Fundação Paulistana abre mais de 260 vagas em cursos gratuitos de TI

No Mês da Inovação, a Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo (SP), oferece 264 vagas para as últimas turmas do projeto StarTI. São três opções de cursos gratuitos que qualificam jovens de 15 a 29 anos para trabalhar na área de tecnologia: Introdução à Programação Web, Montagem e Manutenção de Computadores e Atendimento ao Cliente em plataforma Zendesk. A carga horária de cada programa é de 160 horas.

Leia também: Conheça as áreas da TI com mais chances de emprego até 2023

“O setor de tecnologia é um dos que têm mais demanda por mão-de-obra e encontra poucos profissionais qualificados no mercado. Por isso, é uma área de alta empregabilidade e que oferece salários elevados. Além disso, os cursos são de nível técnico, podendo ser feitos por pessoas que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio”, afirma Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Os cursos são ministrados em regime híbrido nas unidades do Instituto da Oportunidade Social: em Santana, na zona norte de São Paulo (SP), e também em Santo Amaro e Jardim Ângela, na zona sul da capital paulista.

Os alunos que escolherem Introdução à Programação Web nas unidades de Santana e Santo Amaro vão aprender sobre desenvolvimento de sites com aplicação Web Front End, funcionamento das telecomunicações, protocolos de fluxo de dados na internet e utilização de linguagens HTML5 e CSS3.

Leia também: 5 cursos on-line e gratuitos para quem quer começar a aprender Python

O curso de Montagem e Manutenção de Computadores, oferecido em Santana, zona norte, prepara os estudantes para atuação como técnico de Tecnologia da Informação (TI), com aulas sobre o funcionamento de componentes internos de computadores, sistemas operacionais e aplicação de diagnósticos e solução de problemas.

Já a opção Atendimento ao Cliente em plataforma Zendesk será ministrada exclusivamente na unidade do Jardim Ângela, na zona sul paulistana. Neste curso, os alunos irão aprender sobre a plataforma de atendimento e interação com o cliente, com aulas que incluem definição de perfil de consumidores e utilização de ferramentas específicas.

“Nas últimas décadas, a tecnologia tem alcançado uma grande evolução e a procura de talentos nessa área é cada vez maior. No contexto atual, de pandemia, vimos que essa área está muito presente no nosso dia-a-dia, na educação e também no trabalho em home office, por exemplo”, afirma Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação Paulistana.

Leia também: Estudo indica as principais profissões do futuro em tecnologia

“A Prefeitura, por meio da Fundação Paulistana, está ofertando qualificação profissional para jovens, de preferência de regiões periféricas, com cursos gratuitos e dinâmicos na área de tecnologia, para que se consiga uma rápida entrada no mercado de trabalho e imediata geração de renda”, conclui Maria Eugenia.

As inscrições para as 264 vagas estão abertas a partir de 19 de outubro, Dia Nacional da Inovação. Podem participar jovens de 15 a 29 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. São duas opções de horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Há ainda a possibilidade de grupos no horário de 18h às 22h, mediante solicitação dos alunos. Clique aqui para se inscrever.

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

7 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

7 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

2 dias ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 dias ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago