Fundação Paulistana abre mais de 260 vagas em cursos gratuitos de TI

Jovens entre 15 e 29 anos podem escolher entre três cursos gratuitos na capital paulista, oferecidos nas unidades do Instituto da Oportunidade Social

Author Photo
1:51 pm - 21 de outubro de 2021
curso gratuito em tecnologia

No Mês da Inovação, a Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo (SP), oferece 264 vagas para as últimas turmas do projeto StarTI. São três opções de cursos gratuitos que qualificam jovens de 15 a 29 anos para trabalhar na área de tecnologia: Introdução à Programação Web, Montagem e Manutenção de Computadores e Atendimento ao Cliente em plataforma Zendesk. A carga horária de cada programa é de 160 horas.

Leia também: Conheça as áreas da TI com mais chances de emprego até 2023

“O setor de tecnologia é um dos que têm mais demanda por mão-de-obra e encontra poucos profissionais qualificados no mercado. Por isso, é uma área de alta empregabilidade e que oferece salários elevados. Além disso, os cursos são de nível técnico, podendo ser feitos por pessoas que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio”, afirma Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Os cursos são ministrados em regime híbrido nas unidades do Instituto da Oportunidade Social: em Santana, na zona norte de São Paulo (SP), e também em Santo Amaro e Jardim Ângela, na zona sul da capital paulista.

Os alunos que escolherem Introdução à Programação Web nas unidades de Santana e Santo Amaro vão aprender sobre desenvolvimento de sites com aplicação Web Front End, funcionamento das telecomunicações, protocolos de fluxo de dados na internet e utilização de linguagens HTML5 e CSS3.

Leia também: 5 cursos on-line e gratuitos para quem quer começar a aprender Python

O curso de Montagem e Manutenção de Computadores, oferecido em Santana, zona norte, prepara os estudantes para atuação como técnico de Tecnologia da Informação (TI), com aulas sobre o funcionamento de componentes internos de computadores, sistemas operacionais e aplicação de diagnósticos e solução de problemas.

Já a opção Atendimento ao Cliente em plataforma Zendesk será ministrada exclusivamente na unidade do Jardim Ângela, na zona sul paulistana. Neste curso, os alunos irão aprender sobre a plataforma de atendimento e interação com o cliente, com aulas que incluem definição de perfil de consumidores e utilização de ferramentas específicas.

“Nas últimas décadas, a tecnologia tem alcançado uma grande evolução e a procura de talentos nessa área é cada vez maior. No contexto atual, de pandemia, vimos que essa área está muito presente no nosso dia-a-dia, na educação e também no trabalho em home office, por exemplo”, afirma Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação Paulistana.

Leia também: Estudo indica as principais profissões do futuro em tecnologia

“A Prefeitura, por meio da Fundação Paulistana, está ofertando qualificação profissional para jovens, de preferência de regiões periféricas, com cursos gratuitos e dinâmicos na área de tecnologia, para que se consiga uma rápida entrada no mercado de trabalho e imediata geração de renda”, conclui Maria Eugenia.

As inscrições para as 264 vagas estão abertas a partir de 19 de outubro, Dia Nacional da Inovação. Podem participar jovens de 15 a 29 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. São duas opções de horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Há ainda a possibilidade de grupos no horário de 18h às 22h, mediante solicitação dos alunos. Clique aqui para se inscrever.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.