Fujitsu diminui impactos ambientais das suas ofertas

Transformar a maneira de fazer negócios e pensar em estratégias alinhadas ao desenvolvimento sustentável de toda sociedade já é tópico essencial na pauta das empresas, independentemente do setor. Com o objetivo de disseminar a prática, a Fujitsu investe em estudos e trabalha constantemente para oferecer um desenvolvimento sustentável para seus parceiros.

A Fujitsu foi premiada com seu estudo para avaliar o impacto ambiental das atividades ligadas ao data center da empresa. O objetivo era reduzir as emissões de carbono do data center para zero. A pesquisa também focou em otimizar e melhorar a utilização efetiva de energia e recursos com essa solução em 11 áreas que incluem: aquecimento global, depleção abiótica (recursos), depleção abiótica (recursos de combustíveis fósseis), acidificação, eutrofização, toxicidade humana, ecotoxicidade aquática de água doce, ecotoxicidade aquática marinha, ecotoxicidade terrestre, depleção da camada de ozônio e formação foto-oxidante.

Foram analisadas ainda, tendências de impacto ambiental, para identificar questões prioritárias nas atividades de negócios na cadeia de suprimentos e a quantidade de recursos com os requisitos totais de material – tudo isso prevendo as possibilidades de reutilização de materiais.

Após uma análise completa que integra valor científico, originalidade, realizações e a importância de suas contribuições para a sustentabilidade, o comitê de seleção do EcoBalance considerou a iniciativa da Fujitsu merecedora de recomendação para outras indústrias.

Data Center com emissão de carbono quase zero

A Fujitsu toma continuamente medidas para reduzir seu impacto sobre o meio ambiente, por entender isso como a responsabilidade fundamental de uma empresa para contribuir com a criação de uma sociedade sustentável. Uma dessas iniciativas foi recém anunciada pela empresa, que passa a oferecer suas soluções de servidores Fujitsu PRIMERGY e o storage ETERNUS para alimentar um dos primeiros data centers com emissão de carbono quase zero do mundo: o WindCORES.

Desenvolvido pela WestfalenWIND IT, a nova solução de hosting será oferecida pelo Green IT – Das Systemhaus (Green IT), parceiro select da Fujitsu, e está localizada dentro de uma turbina eólica em Paderborn, na Alemanha.
O WindCORES viabiliza a oferta de serviços em nuvem altamente sustentável e econômica para os clientes e faz parte da evolução em direção a um fornecimento de energia sustentável e ambientalmente correto, ao mesmo tempo em que atende à crescente demanda por serviços em nuvem. O conceito de data center de turbina eólica, por exemplo, tem o potencial de compensar o impacto do aumento da quantidade de carbono emitido na atmosfera causado pela contínua transformação digital das empresas.

De acordo com Dave Hazard, vice-presidente e head de operações de canais e vendas da Fujitsu EMEIA, as empresas esperam cada vez mais que seus fornecedores sejam inovadores, tanto em termos dos serviços que oferecem quanto de como os entregam. “Ao trabalhar com a Fujitsu para co-criar uma solução baseada em serviços virtualizados executados a partir do data center WindCORES ecologicamente correto, nossos parceiros como a Green IT, podem se manter fiel aos seus valores ecológicos, ao mesmo tempo em que fornece soluções alternativas e econômicas aos seus clientes. A empresa está na vanguarda dos prestadores de serviços, criando uma nova ‘nuvem verde” completa.

A tecnologia de servidores e armazenamento da Fujitsu também desempenha um papel fundamental na minimização do consumo de energia que, combinados com a eletricidade de baixo custo produzida pela turbina eólica, mostram que a Green IT é capaz de fornecer economias substanciais aos clientes. Como resultado, os serviços baseados em nuvem do parceiro têm preços competitivos, além de serem ecologicamente corretos, com uma pegada de carbono quase zero.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago