Fretadão investe em inteligência de dados para reduzir custos de clientes
Startup paulistana Fretadão de transporte corporativo está apostando em BI como forma de melhorar gestão de custos dos contratantes
A startup Fretadão, que oferece uma plataforma de contratação de ônibus fretado para empresas, está investindo em inteligência de dados não só para aumentar a base de clientes, mas para dar a eles mais subsídios para tomada de decisões. Segundo a empresa, a gestão de transporte inteligente oferecida pode trazer redução de custos de até 50%.
Atualmente, o Fretadão diz que faz o transporte de mais de 35 mil pessoas por dia e que está presente em 16 estados do Brasil.
Segundo Antonio Carlos Gonçalves, o CEO do Fretadão, e Alexandre Santos, CTO, a empresa está investindo principalmente em Big Data para que as empresas que contratam o transporte consigam acompanhar pontos como cumprimento de rotas, quilometragem, eficácia do fretamento e a quantidade de funcionários embarcados, entre outros. A ferramenta de BI gera gráficos, dashboards e outras informações relevantes, conforme a necessidade da contratante.
Veja também: Matera cresce 30% em 2023 e anuncia compra da Infotreasury
Uma pesquisa recente feita pela startup, em parceria com a Global Trevo Consulting, mostrou que transporte é o benefício que mais pesa para as empresas. Os gastos com transporte representam, em média, 59% do total investido por colaborador em benefícios.
O sistema da Fretadão fica disponível online para acompanhamento da gestão de transporte. O painel promete aos clientes acesso a informações e indicadores críticos.
Formatação da solução
Até chegar ao formato ideal para ajudar as lideranças, Alexandre Santos conta que a startup enfrentou desafios. “A primeira dificuldade foi conseguir estabelecer uma infraestrutura para consolidar todas as informações. Atualmente, nós mantemos um conjunto de ferramentas que trabalham para levar esses dados dos sistemas de origem até os dashboards”, diz.
Segundo o CTO, o próximo grande objetivo é expandir investimentos em tecnologia para ajudar empresas, colaboradores e transportadores.
“Também trabalhamos de forma constante para melhorar a operação do Fretadão, então existem projetos em desenvolvimento que utilizam nossas bases de dados para construir soluções data-driven, buscando sempre entregar informações estratégicas”, diz.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!