Florianópolis é eleita como melhor cidade para empreender no Brasil

Estudo do Wix considera ambiente tecnológico e incentivos de 16 cidades. São Paulo e Belo Horizonte aparecem em seguida

Author Photo
3:10 pm - 28 de novembro de 2024
Imagem: Shutterstock

A capital de Santa Catarina, Florianópolis, é a melhor cidade no Brasil para empreendedores. É o que revelou um relatório divulgado essa semana pela plataforma israelense de edição de sites Wix. São Paulo (SP) aparece na segunda posição, seguida de Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Joinville (SC).

O objetivo da empresa com o estudo foi identificar as melhores cidades do País para empreender considerando aspectos que influenciam no sucesso dos negócios. Foram coletados, em novembro de 2024, dados sobre startups, aceleradoras, financiamento e espaços de trabalho de uma série de estudos e dados públicos.

Também foram considerados a representatividade de cada cidade no PIB, as redes de telecomunicações e outros aspectos de infraestrutura. Todos os dados foram dimensionados pelo tamanho da população (a cada 100 mil habitantes), de modo a não privilegiar cidades maiores.

Leia também: EUA finaliza subsídio de US$ 7,86 bilhões para Intel

Os resultados aparecem em um ranking de 16 cidades que considera notas de 0 a 10 para cada município analisado. Uma planilha com todos os dados pode ser acessada aqui.

grafico wix floripa Florianópolis é eleita como melhor cidade para empreender no Brasil

A lanterna da lista é Fortaleza, capital do Ceará. Apesar do tamanho e posição privilegiada em termos de infraestrutura de telecomunicações, a cidade teve apenas 24 startups mapeadas e duas aceleradoras, segundo o estudo. A cidade recebeu pontuação de 2,75.

O que Floripa tem?

Florianópolis foi considerada a melhor cidade do Brasil para empreendedores, com pontuação de 7,06. A cidade é um “centro de tecnologia em crescimento”, diz o estudo do Wix, com a maior densidade de startups per capita do país (147 startups no total, com financiamento médio de R$ 6 milhões).

A velocidade média de download em Florianópolis é de 235 Mbps — mais de 40% mais rápido do que os 165,6 Mbps de Recife, décima colocada no ranking —, conectividade “atraente para empreendedores digitais que dependem fortemente de uma infraestrutura de internet robusta”, diz o estudo.

A cidade oferece menos aceleradoras e espaços de coworking do que cidades maiores, mas é uma escolha popular para empreendimentos de tecnologia em estágio inicial – qualidade de vida e custos operacionais menores contam bastante, diz o levamento.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.