A Ferrari anunciou esta semana a migração de sua infraestrutura para a nuvem a fim de acelerar o ritmo de inovação, incluindo o departamento de carros de rua, GT Competitions, Ferrari Challenge e a equipe Scuderia Ferrari Fórmula 1 (F1). Para tanto, a fabricante acaba de fechar um acordo com a Amazon Web Services (AWS) para o hospedagem e serviços de machine learning e inteligência artificial.
Mattia Binotto, principal da Scuderia Ferrari, salienta em comunicado que o movimento permitirá que empresa se torne orientada a dados, utilizando o poder da tecnologia para aprimorar seus produtos, aumentar o engajamento com os entusiastas da marca ao redor do mundo, além de ajudar na entrega de experiências de direção cada vez mais emocionantes.
“Ao longo de nossa história, a Ferrari teve corrida e inovação como centro de tudo, e agora estamos ansiosos para aplicar o machine learning, a análise avançada e a computação de alto desempenho oferecidas pela AWS em toda a companhia para termos informações ainda mais profundas e carros cada vez mais poderosos”, complementou. A escolha pela AWS, segundo Binotto, deve-se à inovação, exclusividade de serviços e experiência comprovada no setor automotivo e na indústria esportiva.
Dessa forma, a fabricante passa a utilizar a infraestrutura global da provedora, incluindo a região da AWS Europa (Milão para otimizar o design e os testes de seus veículos), além de contar com uma plataforma digital que permitirá ampliar o engajamento de fãs por meio de um aplicativo móvel. A expectativa é que os conteúdos exclusivos do novo app sejam acessados por milhões de pessoas em todo o mundo.
“A Ferrari conta com a AWS para ajudá-la a levar o automobilismo e a prática direção para outro nível, além de gerar ainda mais engajamento em sua comunidade global por meio de mais personalização e experiências digitais”, comentou Matt Garman, vice-presidente sênior de vendas e marketing da Amazon Web Services.
Fabricante de carros de alto desempenho, a Ferrari utilizará o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) em conjunto com algumas instâncias para executar simulações e testes de desempenho de veículos em diversas condições de direção e cenários de corrida. Ainda na etapa de testes, milhares de simulações simultâneas poderão ser realizadas graças à escala virtual ilimitada do recursos AWS HPC, que oferecem mais rapidez quando comparado a um ambiente on-premises. O resultado: os engenheiros da companhia poderão adotar uma abordagem ágil para a experimentação de novos projetos e estratégias para acelerar seu ritmo de inovação.
À medida que a Ferrari avança para a montagem de novos protótipos de veículos, entram em cena as ferramentas de analytics da AWS e o Amazon SageMaker (serviço que permite construir e treinar modelos de machine learning rapidamente na nuvem e na borda) para informar os testes e obter percepções profundas sobre o desempenho de peças e carros em condições reais. Fatores que afetam o desempenho do carro e o manuseio do motorista, como temperatura do motor em diferentes velocidades do veículo, padrões de vibração em diferentes superfícies da estrada e cargas de suspensão que afetam a aderência do automóvel, serão analisados a fim de se obter uma visão abrangente da performance do carro.
Nessa fase, será construído um data lake com o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3). O AWS Lake Formation será utilizado para reunir, catalogar e limpar centenas de petabytes de dados de maneira rápida e segura.
Já na fabricação, as soluções Amazon Elastic Kubernetes Service (Amazon EKS) e o Amazon DynamoDB (banco de dados de valor-chave totalmente gerenciado da AWS) ajudarão a Ferrari a criar, implantar e escalar rapidamente experiências digitais aprimoradas, como o Ferrari Car Configurator. Clientes poderão utilizar a ferramenta para personalizar seu veículo e usufruir dele com visualizações 2D e 3D de alta resolução. A AWS também será responsável pelo Ferrari Vehicle Information Hub, que centraliza e gerencia as informações dos carros dos clientes, fornecendo-lhes informações proativas e customizadas relacionadas a serviços e manutenção.
Para os fãs de F1, a Scuderia Ferrari usará computação, contêineres e serviços de mídia da AWS para alimentar uma nova plataforma digital de engajamento por meio de seu aplicativo, com o intuito de informar, educar e entreter. Os torcedores receberão conteúdos exclusivos, com base em seus perfis, como o acesso virtual à garagem da Scuderia Ferrari e à suíte de hospitalidade em dias de corrida.
No futuro, a Ferrari planeja construir experiências de realidade virtual e aumentada na nuvem para promover uma imersão dos amantes do esporte na garagem, proporcionando interação com os pilotos e com a equipe da escuderia. A empresa também pretende lançar uma comunidade virtual de fãs com os milhões de usuários do aplicativo com a proposta de engajá-los durante as competições por meio dos dados obtidos pelos questionários do app.
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