Falso pagamento foi golpe mais comum do mercado digital no 1º trimestre

Estudo da OLX e do AllowMe identificou que videogames, computadores e celulares são os produtos mais visados pelos golpistas

Author Photo
5:40 pm - 08 de setembro de 2021
fraude e-commerce Reprodução/Shutter Stock

O golpe do falso pagamento foi a modalidade mais comum de fraude no mercado digital brasileiro durante o primeiro semestre de 2021, revelou um estudo promovido pela OLX e pelo AllowMe. Segundo o levantamento, a modalidade respondeu por 42% dos casos, seguido por falsa venda (25%) e pelo roubo de dados (23%).

De acordo com os dados, a fraude do falso pagamento ocasionou um prejuízo estimado em cerca de R$ 6 milhões no semestre. Eletrônicos foram os produtos mais visados para a aplicação do golpe, representando 78% dos casos. Celulares aparecem em primeiro lugar na lista, com 47%, seguido por videogames (19%) e computadores (13%).

A facilidade no transporte, valor e facilidade de repassar esses produtos são os principais pontos que os colocam no topo do ranking, segundo o estudo. “Mesmo com um maior investimento por parte das empresas nas soluções de segurança e a tecnologia como uma aliada nos modelos de prevenção de fraudes, os fraudadores atuam principalmente na falta de conhecimento dos usuários sobre os processos de compra e venda eletrônica para aplicar a engenharia social e enganá-los”, explicou Beatriz Soares, diretora de Produto e Operações da OLX.

Leia mais: 7 em cada 10 brasileiros sofrem tentativa de golpe de suporte técnico

O golpe do falso pagamento é considerado uma atualização do antigo golpe do “envelope vazio”, quando o fraudador apresentava um comprovante de depósito no caixa eletrônico, mas não colocava o dinheiro no envelope e o valor não era computado pelo banco.

Com a predominação das transações bancárias digitais, hoje o fraudador faz um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagem, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi depositado e entregue o produto da venda. Quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já está com o produto e deixa de responder as mensagens.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.