Mais lidas
1

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade

2

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay

3

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
  • Home >  
  • Notícias

7 em cada 10 brasileiros sofrem tentativa de golpe de suporte técnico

Estudo conduzido pela Microsoft indica que 29% dos consumidores foram vítimas de fraude e 7% perderam dinheiro nesses golpes

Redação
15:07 pm - 22 de julho de 2021
Divulgação

A maioria dos adultos brasileiros foi exposta a um golpe de suporte técnico relacionado à Microsoft este ano. O número de pessoas que receberam contatos de criminosos alegando problemas técnicos em dispositivos da gigante de tecnologia saltou de 67% para 70% nos últimos dois anos.

No país, 29% dos consumidores foram vítimas de fraude – ou seja, caíram nessas armadilhas –, contra 24% em 2018. Desses, o número de usuários que perderam dinheiro na ocasião subiu de 5% para 7%.

Esses números integram um estudo conduzido pelo YouGov, a pedido da Microsoft, em 16 países com intuito de analisar golpes de suporte técnico e seu impacto sobre os consumidores. Globalmente, houve uma queda significativa na quantidade de consumidores expostos a golpes de suporte técnico em comparação a 2018.

Em todo o mundo, três em cada cinco consumidores se depararam com um golpe de suporte técnico nos últimos 12 meses. Já um em cada seis usuários foi induzido a continuar com o golpe, levando as vítimas a perderem centenas de dólares para os golpistas.

“Não enfrentamos mais apenas ligações fraudulentas, mas também uma infraestrutura mais sofisticada que aproveita os vendedores parceiros para implantar pop-ups de aparência legítima para os consumidores, levando-os a se comunicarem com call centers fraudulentos”, analisou Victoria Beckman, líder da Unidade de Crimes Digitais (DCU) para as Américas na Microsoft.

Ela também observa que os golpistas fazem uso de e-mails, otimização de motores de busca e táticas de engenharia social para atrair as vítimas. De acordo com Beckman, essas táticas vêm alimentando um modelo de negócios facilmente replicável, com os perpetradores compartilhando recursos, incluindo encaminhamentos para call centers, clientes em potencial e processadores de pagamentos.

Leia mais: E o PIX pegou: dois casos de sucesso do sistema de pagamentos instantâneos

Fraudes

Dentre os consumidores que deram continuidade a um golpe no âmbito global, a abordagem mais comum durante a interação foram problemas com o computador (30%), seguido por senhas comprometidas (23%) e uso fraudulento de cartões de crédito, débito e departamentais (18%).

Outro ponto que chama atenção no levantamento global é que os consumidores estão menos propensos a confiarem em contatos não solicitados e consideram cada vez menos provável que uma empresa entre em contato com eles dessa forma. No entanto, a geração “millenial” é mais propícia a confiar nesses contatos desconhecidos e, portanto, tem mais chances de cair nesses golpes.

Após se conectarem com as vítimas, os golpistas roubam informações pessoais e financeiras. Algumas chegaram pagar 200 dólares, em média, e muitas enfrentaram repetidas interações. Foram registradas inclusive perdas de milhares de dólares para um suporte técnico falso, buscando consertar problemas de computador inexistentes.

Diante desse grave cenário, a Unidade de Crimes Digitais da Microsoft vem atuando para ajudar a frear o problema, estabelecendo parcerias com agências responsáveis pela aplicação da lei, fortalecendo sua tecnologia proprietária e educando os consumidores.

Tags:
cibercrimes
fraude
golpe de suporte técnico
Microsoft
segurança
segurança digital
Brandspace por SAP

Hora de transformar a cadeia de suprimentos

Trabalho conjunto entre compradores e fornecedores pode transformar a cadeia de suprimentos em vetor de sustentabilidade. Empresas como a SAP já trabalham com esse objetivo.

Em alta

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade
Em alta

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay
Em alta

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados