Facebook troca nome de sua carteira digital de Calibra para Novi

Mudança parece querer colocar um divisor de águas entre o projeto Libra, que enfrenta pressão regulatória, e a nova carteira digital

Author Photo
3:29 pm - 26 de maio de 2020

O Facebook não desistiu do seu projeto de criptomoeda, é o que assegura o novo anúncio da rede social feito nesta terça-feira (26). A companhia revelou que a sua carteira de criptomoeda chamada, até então, de Calibra, agora passará a ser conhecida como Novi – que, segundo o próprio Facebook foi escolhida por vir das palavras latinas “novus” (novo) e “via” (caminho).

A mudança também parece querer colocar um divisor de águas entre a Associação Libra, cujo projeto de criptomoeda vem enfrentando desde junho do ano passado pressão regulatória e o abandono de instituições que a integravam.

A Calibra – agora Novi – era a subsidiária do Facebook que trabalha para desenvolver a carteira digital baseada na Libra. A ideia é que a carteira possa eventualmente se integrar com o WhatsApp e o Messenger. O Facebook, na ocasião do anúncio do projeto, defendia Libra e Calibra como o próximo passo da revolução financeira, onde transferir dinheiro seria tão fácil e rápido como mandar uma mensagem no WhatsApp.

Ao dar um novo nome à Calibra, o Facebook abre um novo capítulo ao projeto e busca deixar claro de que a Libra não é um projeto do Facebook propriamente dito. O Facebook é apenas um membro da Associação, ao lado de empresas como Uber, Spotify, Lyft. Apesar das mudanças, o Facebook diz que a Novi terá a mesma missão da Calibra – facilitar a transação de valores.

O primeiro produto da Novi será uma carteira de criptomoeda. Você poderá fazer o download de um aplicativo independente no seu telefone. Embora você não precise de uma conta do Facebook ou WhatsApp para criar uma conta Novi, ela também estará acessível diretamente no Messenger e no WhatsApp.

O Facebook, entretanto, não anunciou uma data de lançamento para a Novi ou a Libra, afirmando apenas que uma “versão inicial” da Novi será lançada quando a Libra estiver disponível.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.