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Facebook nunca teve tantas interações com posts de marcas, diz Socialbakers

Já falamos aqui sobre a repercussão das mudanças promovidas pelo Facebook nos algoritmos do Feed de notícias e a consequente queda no alcance orgânico das postagens de muitas marcas. Esse tem sido um assunto recorrente na comunidade de marketing. Agora, é a é a Socialbakers traz números para defender a ideia de que as marcas nunca tiveram uma oportunidade melhor para ter seu melhor conteúdo colocado frente a tantas pessoas.
A empresa especializada em métricas e otimização de desempenho de marcas em mídias sociais, analisou a performance do Facebook nos últimos meses, considerando o número real de interações de amostra composta por três milhões das maiores páginas, o engajamento de mídia e outros dados.
À medida que a base de usuários do Facebook tem aumentado, o mesmo acontece com o número de marcas, profissionais de marketing e anunciantes na rede social, explica. E assim como em qualquer espaço lotado, ficou mais difícil ter sua voz ouvida, alega a Socialbakers, enumerando as razões por trás disso.
Segundo a companhia, as pessoas estão curtindo mais páginas e estão cada vez mais conectadas a amigos e, como o Feed de notícias não é um espaço infinito, o Facebook busca mostrar aos seus usuários o conteúdo mais relevante.
Em suma, se quiserem ser vistas, as marcas devem produzir conteúdos de melhor qualidade, aponta a Socialbakers. Isso ficou claro quando a empresa observou os melhores criadores de conteúdo, ou seja, aqueles que tem o maior número de interação de usuários. E a interação com os posts está diretamente relacionada ao crescimento orgânica.
Ao analisar o número real de interações que feitas no Facebook durante o ano passado pelas três milhões maiores páginas da rede, descobriu-se que as interações aumentaram consistentemente. E desde janeiro de 2014, esse aumento foi de 30%, atestando que o engajamento das marcas no Facebook não está em declínio, pelo contrário.

Através de mecanismos como storytelling muitas marcas conseguiram envolver e engajar seus fãs em 2014 a partir de novas formas de contar histórias. E as que foram bem sucedidas, segundo a Socialbakers, foram as que souberam dizer coisas de forma cativante, e não em mais quantidade (maior numero de posts).
A qualidade do conteúdo no Feed de notícias ainda é a chave para atingir fãs com sucesso, defende a Socialbakers. E mesmo que muitos alegaram que o Facebook teria diminuído o alcance orgânico pois teria intenções de ganhar mais dinheiro com isso, fazendo com que as marcas pagassem para promoverem suas publicações – o que foi negado pela rede social, a Socialbakers defende o contrário: “o sucesso da mídia não impede o sucesso de marcas; isto o prediz”.

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