Experiência do Desenvolvedor potencializa resultados das empresas

Estudo mostra que pessoas desenvolvedoras que trabalham dentro da estratégia DevEx podem ter aumento de até 50% na produtividade

Author Photo
3:43 pm - 29 de janeiro de 2024
Imagem: Shutterstock

Uma pesquisa do GitHub em parceria com a plataforma DX buscou investigar como os principais fatores da Experiência do Desenvolvedor (DevEx) — como estado de fluxo, carga cognitiva e ciclos de feedback —, impactam os resultados individuais, de equipe e organizacionais, melhorando a produtividade e a inovação.

“Uma boa experiência do desenvolvedor permite que as equipes se dediquem de maneira mais efetiva na resolução de tarefas complexas, reduzindo o tempo dedicado a questões operacionais”, observa o estudo.

De acordo com a pesquisadora do GitHub e coautora do estudo, Dra. Eirini Kalliamvakou, apesar de DevEx ser um método inteligente, ao falar disso com tomadores de decisão as conversas geralmente terminavam quando os executivos pediam dados concretos sobre o que seus negócios ganhariam ao implementá-lo. “Usando a teoria do design do trabalho, o GitHub entrevistou mais de 20 empresas de diversos setores e o resultado final foi um conjunto de fatores e conselhos baseados em evidências que os líderes empresariais de todo o mundo já podem utilizar para defender o investimento em DevEx”, explica.

Leia mais: IA: desenvolvedores de jogos estão preocupados com desemprego

A pesquisa do GitHub apontou que as pessoas desenvolvedoras que reservam um tempo significativo para um trabalho aprofundado relatam aumento de produtividade de 50%. Minimizar as distrações, que vão de mensagens no Slack até reuniões excessivas, e permanecer no fluxo é fundamental para um trabalho de alto nível. Nem sempre é fácil conseguir reservar um tempo para focar, principalmente em equipes que trabalham com diferentes fusos horários, mas proporcionar uma atmosfera em que seja possível maximizar o estado de fluxo pode trazer muitos benefícios.

Em relação à compreensão do código, desenvolvedores que relatam um nível alto de entendimento do material que estão trabalhando se sentem 42% mais produtivos do que aqueles com baixo ou nenhum entendimento. E a baixa compreensão de um código pode ser causada por vários fatores, como documentações desatualizadas, falta de onboarding ou o ritmo acelerado de inovação com Inteligência Artificial (IA).

Além disso, pessoas desenvolvedoras que consideram seu trabalho interessante se sentem 30% mais produtivas, reforçando a importância das organizações de repensarem a distribuição de tarefas. Se as mesmas pessoas estiverem trabalhando em projetos menos desejáveis ou que consideram entediantes, isso pode levar ao esgotamento. Para otimizar o trabalho, as organizações precisam garantir que as equipes estejam entusiasmadas com os projetos que têm em mãos, pelo menos na maior parte do tempo.

Reforçando a importância dos ciclos de feedback

No mundo do desenvolvimento, ciclos eficientes de feedback são essenciais, lembra o estudo. Os novos dados indicam que desenvolvedores que relatam tempos de resposta de código mais rápidos se sentem 20% mais inovadores, em comparação com os profissionais que não realizam essa prática. “Obter feedback rápido permite avançar rapidamente e, ao mesmo tempo, manter a curiosidade e a motivação”, diz Kalliamvakou. “Isso permite que as pessoas desenvolvedoras permaneçam no fluxo e criem a próxima grande novidade.”

Os ciclos rápidos de feedback também se mostraram muito eficientes. Equipes que fornecem respostas mais ágeis às perguntas dos desenvolvedores relatam 50% menos dívida técnica, termo usado no desenvolvimento de software que se refere ao custo futuro de trabalho ao adotar soluções mais rápidas porém limitadas e não ideais para resolver um problema imediato. Documentar perguntas comuns e implementar ferramentas que permitam encontrar facilmente as respostas permite que as pessoas aumentem sua agilidade.

Enquanto isso, empresas que já adotam ambientes de trabalho eficazes enxergam a estratégia como uma aposta importante. Para CJ Dotson, Gerente de Produto Sênior de Produtividade do Desenvolvedor da Adobe, “quando o que você vende é tecnologia, os investimentos em DevEx não são opcionais. O investimento da Adobe em DevEx leva a uma maior satisfação dos desenvolvedores e a melhores resultados de negócios”.

Eirini destaca que a criação de software é fundamental para a inovação. Em todos os setores, as empresas precisam criar e manter software de alta qualidade para atingir suas metas. Por isso, investir em DevEx é uma necessidade. “Se você é um líder de negócios que se concentra em ser lucrativo e inovador, possibilitar um bom DevEx é uma das principais alavancas à sua disposição”, diz Eirini. “A pesquisa que publicamos finalmente nos fornece os dados e as evidências sólidas de que precisamos para apresentar o caso à comunidade em geral.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.