Evolução tecnológica e RPA andam de mãos dadas no auxílio aos colaboradores
Tarefas automatizadas nunca mais retornam à execução manual, e acabam se tornando transparentes ao negócio
A evolução tecnológica é um processo constante e gradual, que se parece muito mais com um rio, do que com um tsunami destruidor. A tecnologia não é uma força destrutiva, mas sim uma força positiva que ajuda a melhorar nossas vidas de várias maneiras. A automação de processos é um exemplo perfeito de como a evolução tecnológica é constante e gradual.
A automação não é uma tecnologia nova, mas sim uma evolução de sistemas e tecnologias que já existem há décadas e está disponível para executar tarefas rotineiras, permitindo que as pessoas possam se envolver em atividades mais complexas.
Assim como um rio, a evolução tecnológica está sempre em movimento, seguindo em frente sem nunca parar. Cada nova tecnologia, como o RPA e ITPA, é apenas uma pequena parte desse fluxo constante, uma gota de água que se une a um rio que já está em movimento há muito tempo.
A automação de processos é uma área da evolução tecnológica que tem ganhado cada vez mais espaço em nossas vidas, e refere-se à utilização de tecnologia para realizar tarefas de forma autônoma, sem a necessidade de intervenção humana, podendo ser encontrada em diferentes áreas, desde a produção industrial até a rotina do escritório.
Leia também: União Europeia anuncia regulação inédita para big techs
Segundo o blog GitNux, a automação de processos tem potencial de impactar a economia em US$ 7 trilhões até 2025, atualmente 98% dos líderes de TI dizem que automatizar processos de negócios é vital para gerar benefícios comerciais, e 81% das empresas estão investindo em tecnologia de RPA para atingir suas metas de economia financeira.
Por exemplo, o RPA pode ser usado para enviar e-mails, criar relatórios, agendar reuniões, acessar sites bancários, gerar boletos, conferir NFs, cadastrar usuários, desbloquear senhas etc. Isso não apenas economiza tempo e recursos, como, também, ajuda a reduzir os erros e aumentar a eficiência. São aquelas tarefas que as pessoas não aguentam mais executar.
Um aspecto importante da evolução tecnológica é que muitas vezes não percebemos o quanto ela está mudando nossas vidas. À medida que novas tecnologias são desenvolvidas e implementadas, elas se tornam parte de nossa rotina diária sem percebermos. Com a automação de processos acontece o mesmo. Tarefas que são automatizadas nunca mais retornam à execução manual, pois acabam se tornando transparentes ao negócio, e as pessoas que executavam essas tarefas no passado, hoje já estão com outras funções e realizando tarefas ainda mais nobres.
No entanto, é importante reconhecer que a automação de processos também tem suas desvantagens. Uma das principais preocupações é que a automação possa substituir empregos humanos, levando à redução da força de trabalho e ao aumento do desemprego. Mas na prática, o que percebemos é que a automação torna os colaboradores mais produtivos e realizados com tarefas mais importantes e com mais tempo para pensar no core business da corporação.
Em última análise, é importante abraçar essa evolução tecnológica e usá-la para criar um futuro melhor para todos nós. É preciso reconhecer que a tecnologia não é uma força destrutiva, mas sim uma força positiva que pode ajudar a melhorar nossas vidas de várias maneiras. A automação de processos é um exemplo claro de como a tecnologia evolui ao longo do tempo, com cada inovação contribuindo para o avanço geral da tecnologia.
E, assim como um rio caudaloso que está sempre em movimento, a tecnologia continuará evoluindo, trazendo novas e excitantes possibilidades para o futuro.
*Gustavo Pasqual é diretor de marketing da AutomationEdge Brasil