Notícias

Evolução do Meu Clínicas muda a vida do paciente no HCPA

Da noite para o dia, hospitais foram impactados pela pandemia, que surgiu repentinamente desenhando um cenário inusitado. Era preciso proteger profissionais de saúde que atuavam no front e colocar outros colaboradores em home office, quebrando paradigmas no modelo de atuação. Foi como aconteceu no Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

O HCPA teve o atendimento prejudicado pelo aumento de casos de covid-19, com suspensão de cirurgia eletivas e consultas ambulatoriais, diante de uma doença desconhecida. “Foi muito desafiante, estava à frente de toda a operação de TI, com parte do time em home hoffice e outra que precisava estar no hospital, assim como médicos e paramédicos”, lembra Valter Ferreira da Silva, IT Senior Advisor do HCPA.

Por ser um hospital referência na Região Sul, atende pacientes de todo o estado e muitos são de ambulatório agendados há meses. “Tivemos de fechar o ambulatório. Mas como continuar atendendo esses pacientes? Para ter uma ideia da dimensão, eram realizadas diariamente em ambulatório mais de 2 mil consultas.”

Uma forte preocupação de Silva, era com a comunicação. Os pacientes necessitavam obter informações, interagir com o hospital, marcar ou remarcar consultas. Só havia uma alternativa: uma estratégia emergencial teria de entrar urgente na pauta do Comitê de Governança Digital, formado por representantes de variadas áreas do hospital.

A solução imediata foi aprimorar o aplicativo Meu Clínicas, que já existia, para gerar mais interação com os pacientes e funcionalidades para proporcionar muita conveniência. Assim nasceu o projeto de evolução do Meu Clínicas, inscrito no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2021, promovido pela IT Mídia, que fez do HCPA vencedor na categoria Saúde.

O processo de modernização contou com metodologias ágeis e equipe multidisciplinar, coordenada pela área de negócio, por meio de um representante, o Product Owner (PO), da área administrativa e assistencial. “O dono do produto é a área de negócios, é um projeto institucional. A TI é o braço técnico que faz acontecer”, relata o executivo.

O Meu Clínicas iniciou a caminhada para se tornar o principal meio de relacionamento do HCPA com os pacientes, permitindo efetuar e acompanhar agendamentos de consultas, acessar resultados de exames tanto laboratoriais, com visualização de imagens, cartão de identificação do paciente, acesso físico e checkin no hospital entre outras conveniências.

Tecnologia, o melhor remédio

Antes, o Meu Clínicas fornecia apenas informações gerais e consultas a resultados de exames, mas desde maio de 2020 vem ganhando funcionalidades, como a possibilidade do paciente, depois do teleatendimento, obter receitas. Basta ir à farmácia com o app e por meio de um QR Code faz o registro.

Além disso, é possível agendar teleconsultas e presenciais. Outra funcionalidade criada acontece logo na chegada do paciente ao hospital para se consultar. Diante da catraca, basta apontar o app para o leitor, o sistema de segurança identifica o paciente, libera a sua entrada e já notifica a sua presença para o médico. A tecnologia agilizou e desburocratizou o atendimento.

O novo app, que segue seu curso de melhorias contínuas, facilita a vida do paciente por meio de uma forma mais ampla, eficiente e intuitiva de se relacionar com o HCPA. Os pacientes hoje têm contato mais próximo com o hospital, com acesso a todas as suas informações de saúde e conveniências. Em julho de 2020, o número de acessos ao app estava em torno de 300 por mês, em março de 2021 saltou para mais de 15 mil acessos.

Tudo isso porque o projeto impactou diretamente na qualidade da interação dos pacientes com o hospital, bem como para todas as equipes de colaboradores envolvidas no atendimento assistencial, de forma moderna, em linha com o mundo digital.

Hoje, o Meu Clínicas é um importante agente de relacionamento do HCPA. Mas teve a ajuda de valor agregado, porque no setor de saúde, em especial nos hospitais, quem comanda a tecnologia precisa ir muito além das comprovadas hards skills, como revela o executivo premiado: “Em poucos meses, logo depois que ingressei no HCPA, há 17 anos, eu já estava apaixonado pela escolha que fiz, porque é uma área que precisa de resultados imediatos, muita sensibilidade e atuação humanizada”.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

22 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

24 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

1 dia ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

1 dia ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

1 dia ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago