Evolução do Meu Clínicas muda a vida do paciente no HCPA

Hospital das Clínicas de Porto Alegre moderniza aplicativo para vencer desafios no cenário pandêmico com comunicação e conveniência ampliadas

Author Photo
7:30 pm - 24 de novembro de 2021
Valter Ferreira da Silva, IT Senior Advisor do HCPA Valter Ferreira da Silva, IT Senior Advisor do HCPA Foto: Divulgação

Da noite para o dia, hospitais foram impactados pela pandemia, que surgiu repentinamente desenhando um cenário inusitado. Era preciso proteger profissionais de saúde que atuavam no front e colocar outros colaboradores em home office, quebrando paradigmas no modelo de atuação. Foi como aconteceu no Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

O HCPA teve o atendimento prejudicado pelo aumento de casos de covid-19, com suspensão de cirurgia eletivas e consultas ambulatoriais, diante de uma doença desconhecida. “Foi muito desafiante, estava à frente de toda a operação de TI, com parte do time em home hoffice e outra que precisava estar no hospital, assim como médicos e paramédicos”, lembra Valter Ferreira da Silva, IT Senior Advisor do HCPA.

Por ser um hospital referência na Região Sul, atende pacientes de todo o estado e muitos são de ambulatório agendados há meses. “Tivemos de fechar o ambulatório. Mas como continuar atendendo esses pacientes? Para ter uma ideia da dimensão, eram realizadas diariamente em ambulatório mais de 2 mil consultas.”

Uma forte preocupação de Silva, era com a comunicação. Os pacientes necessitavam obter informações, interagir com o hospital, marcar ou remarcar consultas. Só havia uma alternativa: uma estratégia emergencial teria de entrar urgente na pauta do Comitê de Governança Digital, formado por representantes de variadas áreas do hospital.

A solução imediata foi aprimorar o aplicativo Meu Clínicas, que já existia, para gerar mais interação com os pacientes e funcionalidades para proporcionar muita conveniência. Assim nasceu o projeto de evolução do Meu Clínicas, inscrito no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2021, promovido pela IT Mídia, que fez do HCPA vencedor na categoria Saúde.

O processo de modernização contou com metodologias ágeis e equipe multidisciplinar, coordenada pela área de negócio, por meio de um representante, o Product Owner (PO), da área administrativa e assistencial. “O dono do produto é a área de negócios, é um projeto institucional. A TI é o braço técnico que faz acontecer”, relata o executivo.

O Meu Clínicas iniciou a caminhada para se tornar o principal meio de relacionamento do HCPA com os pacientes, permitindo efetuar e acompanhar agendamentos de consultas, acessar resultados de exames tanto laboratoriais, com visualização de imagens, cartão de identificação do paciente, acesso físico e checkin no hospital entre outras conveniências.

Tecnologia, o melhor remédio

Antes, o Meu Clínicas fornecia apenas informações gerais e consultas a resultados de exames, mas desde maio de 2020 vem ganhando funcionalidades, como a possibilidade do paciente, depois do teleatendimento, obter receitas. Basta ir à farmácia com o app e por meio de um QR Code faz o registro.

Além disso, é possível agendar teleconsultas e presenciais. Outra funcionalidade criada acontece logo na chegada do paciente ao hospital para se consultar. Diante da catraca, basta apontar o app para o leitor, o sistema de segurança identifica o paciente, libera a sua entrada e já notifica a sua presença para o médico. A tecnologia agilizou e desburocratizou o atendimento.

O novo app, que segue seu curso de melhorias contínuas, facilita a vida do paciente por meio de uma forma mais ampla, eficiente e intuitiva de se relacionar com o HCPA. Os pacientes hoje têm contato mais próximo com o hospital, com acesso a todas as suas informações de saúde e conveniências. Em julho de 2020, o número de acessos ao app estava em torno de 300 por mês, em março de 2021 saltou para mais de 15 mil acessos.

Tudo isso porque o projeto impactou diretamente na qualidade da interação dos pacientes com o hospital, bem como para todas as equipes de colaboradores envolvidas no atendimento assistencial, de forma moderna, em linha com o mundo digital.

Hoje, o Meu Clínicas é um importante agente de relacionamento do HCPA. Mas teve a ajuda de valor agregado, porque no setor de saúde, em especial nos hospitais, quem comanda a tecnologia precisa ir muito além das comprovadas hards skills, como revela o executivo premiado: “Em poucos meses, logo depois que ingressei no HCPA, há 17 anos, eu já estava apaixonado pela escolha que fiz, porque é uma área que precisa de resultados imediatos, muita sensibilidade e atuação humanizada”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.