Notícias

Estudo: uso de dispositivos móveis salta 6% no Brasil

O distanciamento social impulsionou os hábitos digitais dos brasileiros, tanto que o uso de dispositivos móveis (smartphones e tablets) cresceu 6% no primeiro, em relação ao final do ano passado, somando uma audiência de 112 milhões de usuários. Já o número de pessoas conectadas multiplataforma atingiu 126,5 milhões no primeiro semestre, um avanço de 3% em relação no período, quando eram 122,7 milhões. Os dados integram o estudo “Tendências e Comportamentos Digitais 2021”, conduzido pela Comscore.

O Brasil lidera a audiência móvel na América Latina, seguido por México, Colômbia e Chile. O total de brasileiros que acessam a internet exclusivamente pelos dispositivos móveis chega a 77,9 milhões, enquanto os usuários que usam apenas dispositivos desktop são 14,5 milhões, e os que utilizam ambas as plataformas são 34,1 milhões.

O levantamento também indica que o brasileiro gasta, em média, 3 horas e 23 minutos por dia conectado à rede. A quantidade de minutos consumida em dispositivos móveis cresceu 23% entre janeiro de 2020 e junho deste ano, enquanto o acesso via desktop se manteve. Como reflexo, 81% dos vídeos reproduzidos na internet são consumidos via celulares ou tablets e o uso de aplicativos responde por mais de 90% do tempo gasto nesses dispositivos.

“Os smartphones são preferência entre os brasileiros e, seguramente, a pandemia foi uma impulsionadora do seu uso para diferentes funções. Isso nos direciona a uma sociedade cada vez mais conectada”, analisa Alejandro Fosk, diretor geral da Comscore América Latina.

Leia mais: Aplicações de realidade estendida crescem à espera do 5G

Perfil e consumo 

Entretenimento lidera como a categoria de maior interesse dos usuários conectados, seguido por games. Segundo a Comscore, os dois segmentos concentram grandes oportunidades para as marcas engajarem consumidores.

Quanto ao perfil da população digital brasileira, o estudo verificou um equilíbrio entre os gêneros, de modo que 50% são homens e 50% mulheres. A maioria desses usuários pertence às gerações baby boomer (45+ anos) e millenial (25 – 34 anos). Já o Sudeste (48,5%) lidera como principal região, seguida pelo Nordeste (23,4%), Sul (14,9%), Centro-Oeste (7,8%) e Norte (5,4%) em quantidade de pessoas conectadas.

A análise também aponta que os baby boomers aumentaram o consumo de internet em 30% em um ano. Além disso, a categoria social media respondeu pela maior parte da audiência em junho, totalizando 43,5 milhões de minutos em navegação pelas plataformas de interação social. O destaque fica por conta do Facebook, que ocupa a liderança em relação ao tempo de consumo dos internautas. Entre os aplicativos mobile mais utilizados, estão WhatsApp, Instagram, Facebook e YouTube.

A Comscore indica ainda a consolidação do e-commerce entre as grandes tendências, representando 90,2% de alcance na categoria de varejo, o que corresponde a 73 milhões de usuários nas redes. O aplicativo Shopee aparece na liderança, com maior tempo gasto pela audiência, seguido por Mercado Livre, Amazon e B2W.

“Temos vivido um cenário no qual o consumo se concentra quase que totalmente no ambiente digital, o que explica esse avanço do e-commerce. É preciso, no entanto, observar os rumos que o comércio vai seguir com a reabertura dos estabelecimentos a partir do avanço nas vacinas. A Black Friday deste ano pode ser um bom termômetro para novas estratégias”, finalizou Fosk.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

14 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

15 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

16 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

17 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

19 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

20 horas ago