Estudo: uso de dispositivos móveis salta 6% no Brasil

Pesquisa da Comscore revela que o mobile atingiu 112 milhões de usuários no primeiro semestre, um avanço de 6% em relação ao final de 2020

Author Photo
6:30 pm - 14 de outubro de 2021

O distanciamento social impulsionou os hábitos digitais dos brasileiros, tanto que o uso de dispositivos móveis (smartphones e tablets) cresceu 6% no primeiro, em relação ao final do ano passado, somando uma audiência de 112 milhões de usuários. Já o número de pessoas conectadas multiplataforma atingiu 126,5 milhões no primeiro semestre, um avanço de 3% em relação no período, quando eram 122,7 milhões. Os dados integram o estudo “Tendências e Comportamentos Digitais 2021”, conduzido pela Comscore.

O Brasil lidera a audiência móvel na América Latina, seguido por México, Colômbia e Chile. O total de brasileiros que acessam a internet exclusivamente pelos dispositivos móveis chega a 77,9 milhões, enquanto os usuários que usam apenas dispositivos desktop são 14,5 milhões, e os que utilizam ambas as plataformas são 34,1 milhões.

O levantamento também indica que o brasileiro gasta, em média, 3 horas e 23 minutos por dia conectado à rede. A quantidade de minutos consumida em dispositivos móveis cresceu 23% entre janeiro de 2020 e junho deste ano, enquanto o acesso via desktop se manteve. Como reflexo, 81% dos vídeos reproduzidos na internet são consumidos via celulares ou tablets e o uso de aplicativos responde por mais de 90% do tempo gasto nesses dispositivos.

“Os smartphones são preferência entre os brasileiros e, seguramente, a pandemia foi uma impulsionadora do seu uso para diferentes funções. Isso nos direciona a uma sociedade cada vez mais conectada”, analisa Alejandro Fosk, diretor geral da Comscore América Latina.

Leia mais: Aplicações de realidade estendida crescem à espera do 5G

Perfil e consumo 

Entretenimento lidera como a categoria de maior interesse dos usuários conectados, seguido por games. Segundo a Comscore, os dois segmentos concentram grandes oportunidades para as marcas engajarem consumidores.

Quanto ao perfil da população digital brasileira, o estudo verificou um equilíbrio entre os gêneros, de modo que 50% são homens e 50% mulheres. A maioria desses usuários pertence às gerações baby boomer (45+ anos) e millenial (25 – 34 anos). Já o Sudeste (48,5%) lidera como principal região, seguida pelo Nordeste (23,4%), Sul (14,9%), Centro-Oeste (7,8%) e Norte (5,4%) em quantidade de pessoas conectadas.

A análise também aponta que os baby boomers aumentaram o consumo de internet em 30% em um ano. Além disso, a categoria social media respondeu pela maior parte da audiência em junho, totalizando 43,5 milhões de minutos em navegação pelas plataformas de interação social. O destaque fica por conta do Facebook, que ocupa a liderança em relação ao tempo de consumo dos internautas. Entre os aplicativos mobile mais utilizados, estão WhatsApp, Instagram, Facebook e YouTube.

A Comscore indica ainda a consolidação do e-commerce entre as grandes tendências, representando 90,2% de alcance na categoria de varejo, o que corresponde a 73 milhões de usuários nas redes. O aplicativo Shopee aparece na liderança, com maior tempo gasto pela audiência, seguido por Mercado Livre, Amazon e B2W.

“Temos vivido um cenário no qual o consumo se concentra quase que totalmente no ambiente digital, o que explica esse avanço do e-commerce. É preciso, no entanto, observar os rumos que o comércio vai seguir com a reabertura dos estabelecimentos a partir do avanço nas vacinas. A Black Friday deste ano pode ser um bom termômetro para novas estratégias”, finalizou Fosk.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.