Pagamento por aproximação salta cinco vezes em um ano

Pesquisa da Visa mostra que dois terços das PMEs pretendem manter novos métodos de pagamento adotados com a pandemia

Author Photo
8:12 am - 29 de setembro de 2021
aproximação, Visa Créditos: Divulgação

Cerca de 86% dos brasileiros acreditam que a pandemia trouxe mudanças na maneira como os pagamentos são realizados nas lojas. Os dados são da pesquisa “Back To Business” da Visa, que demonstra que algumas novidades vieram para ficar, como é o caso do pagamento por aproximação.

Mais da metade dos consumidores brasileiros (56%) afirma que deixaria de comprar em uma loja caso não haja opção de pagar por aproximação. Segundo o estudo, o uso do pagamento por aproximação saltou cinco vezes no país entre julho deste ano e o mesmo mês do ano passado.

Além disso, os consumidores estão priorizando estabelecimentos locais para fazer suas compras. A maioria dos participantes (74%) informa que metade das compras são feitas em comércios próximos às suas residências.

Leia mais: Estudo: metade dos consumidores aponta falhas em canais digitais

Questionados sobre o futuro de seus negócios, a maior parcela (93%) das pequenas e micro empresas (PMEs) brasileiras entrevistadas se revela otimista. Ao mesmo tempo, quase dois terços (67%) das PMEs acreditam que seus clientes esperam que muitas das medidas implementadas nos estabelecimentos comerciais, como inclusão de novos produtos ao seu portfólio, exploração de novos canais de vendas e foco na prevenção de fraudes, sejam mantidas.

Quanto à transição para o e-commerce, a maioria (78%) das PMEs considera importante investir nas ferramentas antifraude para continuar apostando no crescimento do seu empreendimento. Ainda, 41% citam a privacidade e a segurança dos dados como principais preocupações.

O estudo da Visa foi conduzido pela Wakefield Research, entre 15 e 28 de junho, e contou com entrevistados 2.250 pequenos empresários de empresas com até 100 funcionários do Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Rússia, Cingapura, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos. Em relação aos consumidores, foram entrevistados 1.000 adultos com mais de 18 anos nos EUA e 500 adultos com mais de 18 anos no Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Rússia, Cingapura e Emirados Árabes Unidos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.